Título: BRASIL DÁ INÍCIO À `ERA DO RÁDIO¿ DIGITAL COM TRANSMISSÕES EM SETE CAPITAIS
Autor:
Fonte: O Globo, 27/09/2005, Economia, p. 25

País é o 4º a usar sistema em AM e FM, ao lado de EUA, Canadá e México

SÃO PAULO. O rádio começa a viver uma nova era no Brasil. Emissoras do Sistema Globo de Rádio, Bandeirantes, Jovem Pan, RBS e Eldorado deram início ontem aos primeiros testes de transmissão com tecnologia digital. As programações digitalizadas dessas rádios já estão sendo transmitidas para as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Com isso, o Brasil tornou-se o quarto país do mundo a utilizar o sistema digital nas transmissões radiofônicas em ondas curtas (AM) e freqüência modulada (FM), ao lado de Estados Unidos, México e Canadá.

O sistema que está sendo testado pelas emissoras nacionais é o Iboc, abreviação do inglês in band on channel. O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão do estado de São Paulo (AESP), Edilberto de Paula Ribeiro, diz que esta tecnologia é a mais adequada às necessidades brasileiras, uma vez que pode ser operada tanto no modelo digital quanto analógico. Por isso, não obrigará os ouvintes a compraram novos aparelhos de rádio.

¿ O processo será o mesmo da televisão, quando as transmissões passaram de branco e preto para em cores. Ninguém jogou fora o televisor antigo. Foi o orçamento de cada família que determinou quando a migração seria feita ¿ diz.

Com a tecnologia digital, o ouvinte terá acesso a uma gama de novas possibilidade de relacionamento com as emissoras de rádio, entre elas a leitura de textos e o acesso a informações sobre programação, trânsito na cidade e previsão do tempo. Esses dados ficarão disponíveis na tela do próprio aparelho de rádio.

Os testes com transmissão digital foram autorizados pelo Ministério das Comunicações e devem durar seis meses, podendo ser prorrogados por mais seis. O lançamento do sistema foi comemorado ontem em evento que reuniu, em São Paulo, empresários do setor e o ministro das Comunicações, Hélio Costa.