Título: Debandada continua: Chico Alencar deixa o PT
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 28/09/2005, O País, p. 10

Partido já havia perdido anteontem dois fundadores, que saíram insatisfeitos com os rumos tomados pela legenda

BRASÍLIA. Os últimos dias foram especialmente duros para o deputado federal Chico Alencar (RJ). Depois de consultar cerca de mil eleitores, em debates e por e-mail, e suportar uma persistente enxaqueca, tomou a decisão que considerou a mais dramática de sua vida política e trocou o PT, em que estava desde 1986, pelo PSOL. Com Chico, vão também os colegas Maninha (DF), Orlando Fantazzini (SP), Ivan Valente (SP) e João Alfredo (CE). Vão somar-se aos deputados Babá (PA) e Luciana Genro (RS) e formar uma bancada de sete deputados, que já se iguala à do PV na Câmara, com direito a estrutura de liderança.

Anteontem, o PT perdeu também dois de seus fundadores: o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio e o ex-vice-prefeito de São Paulo Hélio Bicudo. Depois de uma debandada, o partido tem agora 84 deputados federais e perdeu o posto de maior bancada da Câmara para o PMDB, que tem 87.

Chico lamenta que o PT não tenha mais bandeiras fundamentais. Maninha compara a mudança ao fim de um casamento em que ainda há paixão. Suas divergências com o PT começaram na formulação do programa de governo de Lula.

A deputada admite que o ingresso no PSOL vai exigir muito mais esforço eleitoral. Maninha teve cem mil votos em 2002. Pelo novo partido, ela precisará de pelo menos 150 mil para continuar na Câmara.

A nova bancada tem hoje sua primeira reunião e na quinta-feira escolhe o líder. Segundo Maninha, a tendência do PSOL é votar em Aldo Rebelo para presidente da Câmara.

¿ Não queremos ser instrumento de fortalecimento da direita. Nosso alvo não é o PT. É a direita ¿ avalia.

Vereador do Rio e irmão de Stédile também saem

O vereador Eliomar Coelho, do Rio, que apoiou Plínio nas eleições do PT, anunciou ontem que está se desligando do partido, rumo ao PSOL. ¿Há muito tempo, vêm ocorrendo procedimentos questionáveis de alguns dirigentes do partido¿, disse Eliomar em nota.

O prefeito de Cachoeirinha (RS), José Stédile, irmão de João Pedro Stédile, líder do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), também deixou o PT ontem, provavelmente rumo ao PDT.