Título: Pont vai para o segundo turno defendendo Lula
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 28/09/2005, O País, p. 11

Candidato de oposição defende `uma relação de maior autonomia, transparência e igualdade com o governo¿

SÃO PAULO. Oficializado como adversário de Ricardo Berzoini no segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, no próximo dia 9, o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont ¿ que venceu Valter Pomar na reta final por apenas 289 votos ¿ adotou o discurso de defesa do governo e da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, deve conseguir unir todas as correntes de oposição ao Campo Majoritário em torno de sua candidatura. O Movimento PT, da deputada Maria do Rosário (RS), condicionava seu apoio a uma postura não radical em relação a Lula.

Nos debates do primeiro turno, Pont, da Democracia Socialista (DS), adotou tom crítico em relação à política econômica do governo, defendeu maior autonomia do partido e contestou o apoio automático do PT à reeleição de Lula em 2006.

¿ Foi demonstrado na votação que as chapas oposicionistas tiveram que devemos estabelecer relação de maior autonomia, transparência e igualdade com o governo que nós todos somos responsáveis por defender e sustentar. Em um sistema como o nosso, que permite a reeleição, é natural que o mandatário tenha primazia na indicação. Reconheço a primazia de uma candidatura natural do Lula à reeleição. Mas queremos fazer o debate para que haja sintonia com o partido na relação programática. Além disso, a política de alianças não foi unanimidade em 2002 ¿ disse Pont.

A Articulação de Esquerda, de Pomar, e o grupo que apoiou a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio já haviam declarado apoio a Pont. Ontem foi a vez do Movimento PT, ex-aliado histórico do Campo Majoritário.

¿ O Movimento PT aprovou coletivamente o apoio a Raul Pont, mas ainda teremos uma conversa com ele. Queremos um posicionamento a respeito destes dois temas: defesa do governo e apoio à reeleição ¿ disse Maria do Rosário.

Além disso, Pont aguarda uma decisão do PT de Luta e de Massa, corrente representada em São Paulo pelo ex-secretário municipal Jilmar Tatto, que apoiou Pomar no primeiro turno e tomará uma posição oficial na sexta-feira.

¿ Diria que estamos bastante divididos. Mas tomaremos uma posição em defesa de um dos dois candidatos. Não existe possibilidade de liberarmos nossos militantes ou defender o voto nulo ¿ disse Tatto.

Grupos ligados a Marta declaram apoio a Berzoini

A família Tatto foi acusada por Pont e Plínio de manipular o eleitorado a favor de Pomar.

Anteontem, grupos ligados à ex-prefeita Marta Suplicy decidiram apoiar Berzoini, em troca da neutralidade dele na disputa de Marta e do senador Aloizio Mercadante pela candidatura ao governo paulista. O Campo Majoritário, que detinha 52 cargos no Diretório Nacional, composto por 81 dirigentes, tem agora 34 postos. Berzoini, que fez 42% no primeiro turno (123.537 votos), precisa de oito pontos percentuais para vencer.