Título: MST E ÍNDIOS RADICALIZAM COM ONDA DE INVASÕES
Autor:
Fonte: O Globo, 28/09/2005, O País, p. 12

Fazenda é invadida na Bahia na véspera da visita de Lula para inauguração da fábrica da empresa dona das terras

SALVADOR, BRASÍLIA, SÃO PAULO e GOIÂNIA. Cerca de 150 índios pataxós, da aldeia Gaxuma, localizada nas imediações de Porto Seguro, invadiram ontem a fazenda Água Vermelha, de propriedade de Veracel Celulose, no sul da Bahia. A data da invasão foi escolhida para coincidir com a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará hoje à região para participar da inauguração da fábrica da Veracel. Os índios querem falar a Lula sobre sua insatisfação com o avanço do cultivo do eucalipto.

A fazenda tem 157 hectares de plantações de eucalipto, que estão sendo cortados pelos indígenas. Os pataxós alegam que a fazenda está localizada em uma área considerada território indígena em recente levantamento técnico. Até o início da noite de ontem já haviam sido derrubados cinco hectares da área plantada. O presidente Lula, no entanto, não vai ver a ação dos pataxós porque a fazenda ocupada fica distante cerca de 130 quilômetros da fábrica.

Em Brasília, dirigentes do Movimento dos Sem Terra (MST) foram recebidos por ministros no Palácio do Planalto. O coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, disse que as invasões dos prédios do Incra continuarão até que o governo dê uma resposta convincente para as reivindicações do MST. João Paulo disse que, se as negociações não avançarem, os sem-terra podem fazer manifestações hoje na visita do presidente ao assentamento Lulão, ao lado da fábrica da Veracel.

Mais sete sedes do Incra foram ocupadas ontem dentro do chamado ¿setembro vermelho¿, aumentando para 28 o número de escritórios invadidos. Dois dias depois de destruir e queimar a casa da usina Aliança, na zona da mata, o MST ocupou quatro representações do Incra, uma agência do Banco do Nordeste, o escritório da Funai e uma fazenda. Os sem-terra também bloquearam duas rodovias. Na sede do Incra, na capital, os funcionários ficaram reféns durante mais de três horas. E no município de Bonito, a 137 quilômetros da capital, uma fazendeira feriu-se em um conflito com os lavradores.

Em Goiás, sem-terra invadiram na madrugada de ontem a Fazenda Quinta da Bicuda, no município de Varjão, de propriedade de Antônio dos Santos Damaso, preso sob acusação de tentar exportar para Portugal 1,6 tonelada de cocaína.