Título: ENEM: PROVAS COM ERROS DE PORTUGUÊS
Autor:
Fonte: O Globo, 28/09/2005, O País, p. 15

Professores apontam também questões mal formuladas no exame de domingo

RIO e BRASÍLIA. Professores de ensino médio do Rio de Janeiro encontraram questões com erros de português e outras mal formuladas na prova do Exame Nacional do Ensino Nédio (Enem). Para os educadores, o teste deste ano, realizado domingo, não foi elaborado com o mesmo cuidado dos anos anteriores. Na avaliação dos especialistas, algumas questões podem ter induzido estudantes a erro.

A direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, informou que só vai se pronunciar hoje sobre os erros nas provas aplicadas no último fim de semana.

Anteontem, o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, admitiu a hipótese de anular algumas questões, se forem constatados erros graves. O Inep vai aproveitar a divulgação hoje do percentual de comparecimento nas provas para esclarecer se vai ou não anular as perguntas formuladas com falhas gramaticais.

Em pelo menos duas perguntas da prova professores identificaram erros gramaticais no enunciado e nas respostas. Baseando-se na ordem das questões da prova amarela (foram quatro cores, com as mesmas questões, mas em ordem diferente), eles apontaram um erro de concordância na pergunta 41 e dois erros de ortografia na 35. Na 49, a legenda de um gráfico ficou invertida, o que, na avaliação de professores de biologia, dificultou a compreensão da questão.

¿ A legenda invertida na questão 49 pode ter atrapalhado muitos candidatos. A prova deste ano não mostra o mesmo cuidado que a banca teve nos anos anteriores ¿ disse o professor de biologia Manuel Gomes, do GPI.

Gomes também viu problemas na questão 57 (prova amarela).

¿ Há uma figura indicando que a quantidade de hormônio juvenil está diminuindo. Se houvesse uma legenda, ficaria mais fácil para o candidato compreender a pergunta ¿ afirma o professor.

Para o professor de física do Centro Educacional da Lagoa, duas questões apresentaram problemas, e uma delas poderia ser anulada:

¿ Na prova amarela, a questão 15 deveria ser anulada, pois a figura não demonstra com clareza o fenômeno a ser analisado. O enunciado está truncado e a reposta apresentada é absurda, pois a argumentação é de que a força centrípeta atua no corpo, o que de fato, não ocorre. Ela é na verdade uma resultante de forças que atuam no corpo.