Título: MALUF, COM DORES NO PEITO, VAI DA PRISÃO PARA O INCOR
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 28/09/2005, O País, p. 15

Ex-prefeito é submetido a exames, que não indicam a ocorrência de enfermidades graves

SÃO PAULO. O ex-prefeito Paulo Maluf foi levado ontem da carceragem da Polícia Federal para a UTI do Instituto do Coração (Incor), onde foi submetido a um cateterismo após se queixar de dores no peito. Maluf (preso com o filho Flávio desde o dia 10), ficará no Incor pelo menos até hoje à tarde para um check-up, já que o cateterismo não detectou qualquer lesão coronariana.

Os médicos querem saber se as dores podem ser provocadas por problemas gástricos. À noite, o Ministério Público Federal se disse contrário ã revogação da prisão de pai e filho. O pedido será julgado pela 2ª Vara Federal. Se os exames não detectarem problemas, Maluf voltará para a cadeia até amanhã.

Maluf tem 74 anos e em 1993 teve um infarto. Ele sofre de angina. Na noite retrasada, ele se queixou de dores no peito e foi atendido pelo médico da PF. ¿Quero ir para o Sírio-Libanês! Quero ir para o Sírio-Libanês!¿, teria dito Maluf, segundo a PF.

Um eletrocardiograma indicou que a remoção era desnecessária. Para fazer mais exames, Maluf foi levado de ambulância ao Incor, onde foi visitado pelos filhos, irmãos e pela mulher, Sylvia, durante toda a tarde (o horário de visitas é das 16h às 17h). Segundo o hospital, esse horário pode ser expandido quando o paciente passa por um procedimento cirúrgico.

Maluf chegou acompanhado de quatro policiais e seu quarto na UTI era vigiado por dois agentes. A ação foi monitorada pelo delegado Protógenes Queiroz. O cateterismo durou 30 minutos e descartou a ocorrência de infarto. O boletim médico diz que Maluf apresentava ¿artérias dilatadas e tortuosas, sem lesões obstrutivas graves¿.