Título: RONALD GOLIAS, A CARA DO RISO NA TELEVISÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 28/09/2005, Rio, p. 17

Ronald Golias, paulista, natural de São Carlos, nasceu no dia 4 de maio de 1929. Casado com Lúcia Golias, o comediante teve somente uma filha, Paula. Antes de iniciar sua carreira artística, foi alfaiate, funileiro e participou do grupo de acrobacias aquáticas Acqualoucos. Com mais de 50 anos de carreira, foi um dos mais famosos comediantes da história da televisão. Seu começo, no entanto, foi no rádio. E foi na Rádio Nacional que conheceu Manoel de Nóbrega, que, impressionado com seu talento, resolveu contratá-lo para atuar também na TV.

Em 1956, Golias estreou como comediante em ¿A praça da alegria¿, programa comandado pelo próprio Manoel. Foi lá que ele lançou seu personagem de maior sucesso, Pacífico, que se tornou famoso com o bordão ¿Ô Cride¿. Alguns de seus grandes sucessos foram os programas ¿Folias do Golias¿, ¿Rio, te adoro¿, ¿Bronco total¿ e ¿Golias show¿, entre outros.

Em 1967, juntamente com Otelo Zeloni, Jô Soares, Renata Fronzi, Ricardo Côrte Real e Cidinha Campos, Golias protagonizou o humorístico ¿A família Trapo¿, um dos maiores sucessos da televisão brasileira de todos os tempos. Em 1977, levou seu humor para a TV Paulista, atualmente TV Globo de São Paulo. Mais tarde, em 1986, fez o programa ¿Bronco¿.

Em junho de 1990, Golias foi contratado pelo SBT. Na emissora, atuou no humorístico ¿A praça é nossa¿, interpretando personagens como Pacífico, Bronco, Professor Bartolomeu Guimarães, Isolda e Profeta. Além disso, no programa ¿Escolinha do Golias¿, atuava ao lado de sua grande amiga Nair Bello e de Carlos Alberto de Nóbrega, a quem considerava, mais que um amigo, um irmão.

¿ Golias é um grande amigo que vai fazer muita falta para mim e para a minha família ¿ disse Carlos Alberto.

Atualmente, Golias estava no ar pelo SBT todos os sábados, com os personagens Pacífico e Profeta, contracenando com Carlos Alberto no programa ¿A praça é nossa¿, e aos domingos, ao lado de Moacyr Franco, protagonizando o seriado ¿Meu cunhado¿, no qual interpretava Bronco, o cunhado.

Foi Golias que, com seu jeito irreverente, apelidou Silvio Santos, ainda em começo de carreira como animador, de Peru. Manoel de Nóbrega aproveitou o gancho e passou a anunciá-lo como ¿O Peru que fala¿.

Em 2002, Golias e Moacyr Franco encabeçaram o especial ¿Hotel do SBT¿, que teve a presença de todos os profissionais da emissora e de artistas convidados. Moacyr interpretava o quase míope gerente do hotel e Golias fazia o mensageiro atrapalhado.

Em 2003, o comediante e Hebe Camargo reviveram, em tom de humor, o clássico de Shakespeare ¿Romeu e Julieta¿, num especial no SBT. A apresentadora fez o papel de Julieta e Golias, o de Romeu.

Segundo Hebe, o comediante dava-se ao luxo de não ter um público específico: crianças, jovens, adultos, todo mundo se divertia com seu humor.

¿ Golias foi um gênio. Bastava ele aparecer com aquele semblante talhado para o humor para que a tela se iluminasse. Sua graça não dependia de texto. Ele era a alegria. Fomos amigos por décadas. Com ele dividi alguns dos grandes momentos da minha carreira. E, por incrível que pareça, sua imensa timidez não deixava que entrássemos em sua intimidade ¿ afirmou a apresentadora.

No cinema, Golias estreou no filme ¿Um marido barra limpa¿, em 1957, e participou de chanchadas como ¿Os três cangaceiros¿, de 1961, e de comédias como ¿Marido barra limpa¿, lançado em 1967.

No livro ¿A luz que não se apaga¿, Carlos Alberto de Nóbrega conta histórias da ¿Praça da alegria¿ e de sua convivência com amigos como Canarinho e Golias. O comediante foi ainda homenageado pelo grupo de rock Titãs, que na música ¿Televisão¿ incluiu o bordão ¿Ô Cride, fala pra mãe!¿.

Golias morreu ontem, aos 76 anos, às 5h30m, de insuficiência múltipla dos órgãos. Ele estava internado na UTI do Hospital São Luiz, no Morumbi, em São Paulo, desde o dia 8 deste mês. Em maio do ano passado, ele havia feito uma operação para implante de um marca-passo e, dias depois, uma outra para a retirada de um coágulo cerebral, após uma queda.

O corpo do comediante está sendo velado no Salão Nobre da Assembléia Legislativa de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. O enterro será hoje, às 11h, no Cemitério do Morumbi.