Título: Fiesp: acordo dos EUA prejudica Brasil
Autor: Vladimir Goitia
Fonte: O Globo, 04/11/2004, Economia, p. 25

Apesar do aumento das exportações, o Brasil corre sérios riscos de perder mercados na América Latina devido a acordos mais favoráveis que vêm sendo fechados isoladamente por parceiros da região com países e blocos econômicos como Estados Unidos e União Européia. É o que revela estudo divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com a Rubens Barbosa & Associados e o Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone).

Pelo levantamento, as margens médias de preferência (espécie de desconto sobre tarifa de exportação) concedidas aos EUA por sete países da Associação Latino-americana de Integração (Aladi) são muito maiores do que as que o Brasil desfruta nas vendas para esses países. Entre esses parceiros estão México, Chile e Bolívia.

¿ O estudo mostra a importância de se examinar o efeito dos acordos bilaterais que os EUA estão negociando com o Grupo Andino, e os que já negociou com México e Chile ¿ disse o embaixador Rubens Barbosa, que serviu em Washington até o início do ano.

O estudo ¿A erosão das preferências comerciais brasileiras na América Latina¿ mostra que a média ponderada de preferências obtidas pelo Brasil junto aos sete países da Aladi é de 54%. E de 72,2% no México, 68,5% no Chile, 50% na Bolívia, 22% na Venezuela, 18% na Colômbia, 17% no Peru e 14% no Equador. Estes são descontos obtidos pelo Brasil sobre a exportação para esses mercados.

Prejuízos para aço, laranja, açúcar, soja e calçados

Já os produtos dos EUA têm margem de 87,9% para entrarem no México. No Chile, os EUA conseguiram desconto maior no acordo bilateral assinado em janeiro. A margem chega a 96,3%, bem superior aos 68,5% do Brasil.

¿ Recomendaremos que o governo aprofunde margens de preferência na Aladi. Fica estranho o Chile, por exemplo, membro-associado do Mercosul, dar condições mais favoráveis aos EUA ¿ diz Barbosa.

Para o presidente do Icone, Marcos Jank, a erosão das margens devido a acordos bilaterais com os EUA causa um ¿desvio de comércio¿, que faz o Brasil perder mercado, principalmente em produtos como aço, açúcar, suco de laranja, óleo de soja, calçados e têxteis.