Título: Afeganistão confirma vitória de Hamid Karzai
Autor:
Fonte: O Globo, 04/11/2004, O Mundo, p. E-9

Hamid Karzai foi ontem proclamado oficialmente vitorioso nas primeiras eleições presidenciais do Afeganistão. Karzai, que é chefe do governo interino desde a derrubada do regime Talibã pelos Estados Unidos, obteve 55,4% dos votos, informou ontem a Comissão Eleitoral do país. O resultado oficial das eleições foi, assim, finalmente conhecido, 25 dias após a votação. O atraso foi provocado por denúncias de fraudes, que levaram o país a criar um conselho com especialistas estrangeiros, da ONU e da União Européia, para analisar o resultado.

A confirmação de Karzai, que é o homem dos Estados Unidos no Afeganistão, foi mais uma vitória do governo de George W. Bush. Karzai é considerado um diplomata com bom trânsito entre as diversas etnias afegãs. Entretanto, em seus três anos de governo interino, ele não conseguiu minar as forças dos senhores da guerra no país, a ponto de seus desafetos o apelidarem de ¿prefeito de Cabul¿ ¿ numa referência ao fato de seu poder estar limitado à capital.

Chirac: eleição foi ¿passo histórico¿ para afegãos

O novo presidente afegão vai assumir seu cargo daqui a 30 dias, para um mandato de cinco anos. Oito milhões de afegãos votaram nas eleições. Entre os 18 candidatos, o segundo colocado foi o ex-ministro da Educação, Yunus QanuniKanuni, com 16,3% dos votos.

¿ Sua excelência Hamid Karzai é o vencedor das eleições. Proclamamos que ele é o primeiro presidente eleito do Afeganistão ¿ disse Zakim Shah, chefe da Comissão Eleitoral.

O novo presidente afegão foi saudado por chefes de Estado da Europa. O chanceler alemão, Gerard Schroeder, enviou um telegrama de felicitações em que se compromete a continuar apoiando a reconstrução do país. ¿Essas eleições marcaram uma etapa decisiva no caminho da estabilidade e da democracia no Afeganistão¿.

O presidente da França, Jaques Chirac, destacou que a vitória de Karzai por ampla margem de votos mostra a confiança dos afegãos e disse que as eleições foram ¿um passo histórico¿ na reconstrução do país, que também prometeu apoiar. O primeiro ministro da Grã Bretanha, Tony Blair, enviou ¿calorosas felicitações¿ a Karzai, durante sua sessão semanal de perguntas no Parlamento.

Seqüestradores ampliam prazo e negociam com ONU

Como presidente eleito, o primeiro desafio de Karzai será lidar com o seqüestro de três funcionários da ONU que estavam no país trabalhando para as eleições. O filipino Angelito Nayan, a britânica Annetta Flanigan e Shqipe Hebibi, do Kosovo, estão em poder de um grupo rebelde desde a semana passada. O grupo ameaça assassiná-los caso os Estados Unidos não libertem milicianos talibãs que estão presos na base militar de Guantánamo, em Cuba.

Ontem, os seqüestradores ampliaram o prazo para terem suas exigências atendidas, mas não ficou claro qual é a nova data limite. O grupo, auto-denominado Exército de Muçulmanos, mantém negociações com interlocutores da ONU.