Título: PETISTA: `EMPRÉSTIMOS DE FACHADA¿
Autor: Jailton de Carvalho e Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 04/10/2005, O País, p. 3

Deputado diz que recursos do valerioduto têm fortes indícios de ser dinheiro vindo do exterior

SÃO PAULO. O deputado José Eduardo Martins Cardoso (PT-SP), integrante da CPI dos Correios, disse ontem que há indícios de que o dinheiro utilizado pelo PT sob o pretexto de empréstimos concedidos pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza é, na verdade, proveniente de recursos vindos do exterior. Cardoso, que ontem acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita à favela de Heliópolis, afirmou que a falta de contabilidade e outras características consideradas anormais, como a ausência de garantias, indicam que o empréstimo de Valério foi uma fachada.

¿ Há suspeitas de que o empréstimo é de fachada. Não se pode fazer afirmações conclusivas, mas há fortes indícios nesse sentido ¿ disse o deputado, lembrando que parte do que foi pago pelo PT ao publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha presidencial de Lula em 2002, também circulava em contas fora do país.

Sobre a declaração do ex-secretário-geral do partido Silvio Pereira, de que toda a direção do partido tinha conhecimento do caixa dois utilizado pelo PT em campanhas eleitorais, o deputado minimizou a denúncia:

¿ O que ele disse colide frontalmente com o que ele mesmo disse na CPI, de que desconhecia esses empréstimos.