Título: Executiva do PT cobra provas de CPIs e nega conhecimento de caixa dois
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 04/10/2005, O País, p. 4

Queremos saber agora de onde é que veio esse dinheiro¿, afirma Tarso

SÃO PAULO e SÃO BERNARDO. Acusada de ter conhecimento do esquema de caixa dois do partido, a direção do PT partiu para o contra-ataque. Ontem, na última reunião da executiva presidida por Tarso Genro, o partido criticou as CPIs e negou as acusações, feitas pelo ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira. Os petistas pediram que os deputados investiguem os corruptores e ampliem a apuração para a década de 90. Foi a resposta ao senador Delcídio Amaral (PT-MS), que afirmara que os recursos do caixa dois do PT podem ter vindo do exterior.

¿ Se tem dinheiro que veio de fora para o PT, como disse Delcídio, você tem de saber de onde veio, de quem veio, porque veio e para quem mais veio ¿ afirmou Tarso.

Tarso disse esperar mais respostas de Delcídio sobre os supostos recursos que viriam do exterior para o PT:

¿ Quando Delcídio diz ¿veio dinheiro de fora¿, não é uma ameaça. É um favor. E o próximo favor é dizer: de onde, por que veio, desde quando, quem recebeu e quem foram as pessoas de partidos beneficiadas.

Sobre a acusação de Sílvio, Tarso afirmou que ele ¿disse e desdisse¿ as declarações sobre o conhecimento dos dirigentes petistas do caixa dois.

Resolução critica investigações na Câmara

A resolução do PT aprovada durante a reunião da executiva criticou a partidarização das investigações na Câmara. ¿As CPIs já enfrentam os limites da sua partidarização oposicionista, falta de foco e falta de interesse em aprofundar as suas investigações no sentido de buscar as raízes da corrupção no Estado brasileiro, tão claras no processo de privatizações selvagens e na influência do poder econômico e todos os processos eleitorais¿, diz a resolução.

Tarso defende que as CPIs investiguem também um suposto caixa dois dos tucanos. Na opinião dele, há documentação suficiente para isso:

¿ Queremos saber agora de onde é que veio esse dinheiro. Primeiro, dizia-se que vinha de estatais. Depois, de publicidade. Depois, de empresas privadas internas que estavam corrompendo o governo. Nada disso foi provado. Agora está se dizendo: veio de fora.

Para Tarso, a investigação sobre o financiamento ilegal de campanhas tornou-se maior do que no início da crise petista. Segundo o presidente do PT, as CPIs podem ficar desmoralizadas se não houver mais rigidez nos rumos de apuração.

¿ Se as CPIs não encontrarem as fontes desses financiamentos e não indicarem que processos levaram aos erros que cometemos, vamos suspeitar que as CPIs não querem mais investigar.

Os dirigentes petistas negaram em nota oficial que tivessem conhecimento do caixa dois organizado pelo ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, como declarou Sílvio Pereira. O terceiro-vice-presidente do PT, Valter Pomar, desqualificou o ex-secretário-geral do partido afirmando que ele já havia praticado um ato de corrupção, causando estrago no PT:

¿ Somos uma executiva de 21 pessoas. Se fosse verdade o que ele disse, seríamos uma quadrilha dirigindo um partido. Portanto, seria cabível pedir a cassação da legenda. A afirmação é de uma gravidade e de uma imbecilidade que não sei a quem serve ¿ protestou Pomar.

Vice-presidente do PT, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy também negou ter conhecimento do caixa dois:

¿ Nunca, em nenhuma das reuniões de que participei, escutei qualquer discussão ou alusão a isso.

Chinaglia também rebate declarações de Delcídio

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), também criticou as declarações de Delcídio e cobrou resultados das CPIs. Segundo Chinaglia, em vez de fazer ilações, o presidente da CPI deveria apresentar documentos.

¿ Depois de quatro meses de investigações as CPIs têm a obrigação de apresentar o que foi investigado. Levantar hipóteses não resolve ¿ disse o líder petista.

Na opinião de Chinaglia, se as comissões não tiverem condições de apresentar documentos sobre a origem dos recursos que alimentaram o caixa dois petista, caberá ao Ministério Público aprofundar as investigações.

¿ Se as CPIs não tiverem condições de chegar até o fim, o Ministério Público certamente terá ¿ disse Chinaglia, que integra a executiva do PT.

*Especial para O GLOBO

COLABOROU Ricardo Galhardo