Título: PARMALAT PRONTA PARA VOLTAR À BOLSA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/10/2005, Economia, p. 25

Órgão regulador do mercado italiano suspende barreiras contra o grupo

MILÃO. A italiana Parmalat pode retornar ao mercado acionário de seu país amanhã, quase dois anos depois de o grupo de alimentos requerer proteção judicial contra falência. Poucos, no entanto, esperam que a companhia consiga escapar de compradores por muito tempo. O órgão regulador do mercado acionário italiano, Consob, suspendeu ontem as últimas barreiras que impediam a Parmalat de voltar a listar seus papéis em bolsa, aprovando um prospecto revisado para incluir os detalhes da série de queixas judiciais de danos apresentadas contra os administradores do grupo.

A iniciativa ocorre após a decisão judicial, divulgada no fim de semana, aprovando medida para converter a dívida da Parmalat em 1,54 bilhão de ações. A Parmalat será listada ao valor de um euro por ação, o que implicará capitalização de 1,54 bilhão de euros -¿ excluindo novas ações que podem ser lançadas para cobrir dívidas contestadas.

Se a Bolsa de Milão distribuir pelo menos 25% dessas ações pelos próximos dois dias, as negociações podem começar amanhã, 22 meses depois do colapso da Parmalat em dezembro de 2003, um dos maiores escândalos financeiros da Europa.

¿ Não acho que haverá euforia quando começarem as negociações, mas certamente haverá muito interesse ¿ disse o gestor de recursos Massimiliano Magistroni, da Optima, em Milão. ¿ Após a listagem, o essencial será saber quem terá a participação majoritária. Isso será fundamental para potenciais compradores.

Segundo o prospecto oficial da Parmalat, que continua sendo uma das maiores produtoras de leite da Itália, os detentores de bônus da empresa terão quase 60% do grupo, com os bancos ficando com cerca de 30%.