Título: PROMOTORA DO TPI ELOGIA CROÁCIA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/10/2005, O Mundo, p. 26

CIDADE DE LUXEMBURGO. Enquanto as atenções se voltavam para as últimas horas das reuniões que permitiram que fossem abertas as negociações entre UE e Turquia, a candidatura da Croácia também era aceita oficialmente. Como no caso do país muçulmano, movimentações de última hora permitiram o avanço diplomático.

Ontem, a principal promotora do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPI), Carla del Ponte, afirmou que a Croácia está colaborando totalmente com o seu trabalho. A declaração terminou com o último assunto pendente para o início das negociações entre UE e Croácia.

¿ Até que enfim, conseguimos uma plena cooperação. Posso dizer que nas últimas semanas a Croácia está cooperando plenamente conosco e está fazendo tudo o que pode para localizar e deter (o general) Ante Gotovina ¿ disse ela, referindo-se a um militar que é procurado pelo tribunal por crimes de guerras cometidos em 1995.

Promotora nega que tenha sofrido pressões da UE

As afirmações de Del Ponte ocorreram apenas três semanas depois de ela ter feito uma controversa acusação ao Vaticano. Segundo ela, há indícios de que Gotovina está escondido num mosteiro franciscano na Croácia e contaria com a proteção da Igreja Católica. Na época, as acusações também foram entendidas como críticas à posição do governo croata.

Em Luxemburgo, alguns diplomatas afirmaram que Del Ponte foi pressionada pelo bloco europeu para dar as declarações ontem. Em março, as investigações do TPI e suas desconfianças em relação ao governo croata impediram o início das negociações, marcadas para aquele mês. Croácia e Áustria ¿ país que discordava do início das negociações com a Turquia ¿ são aliados históricos.

¿ Esta foi a última peça do mosaico para a Croácia. Com um pouco de sorte poderemos começar as negociações com eles esta noite (ontem) ¿ disse a ministra do Exterior da Áustria, Ursula Plassnik.

A promotora Del Ponte negou que tenha recebido qualquer pressão, dizendo que seu histórico no TPI prova que ela não se preocupa com pressões.