Título: SOBERANIA QUESTIONADA
Autor: Fábio Juppa
Fonte: O Globo, 04/10/2005, Esportes, p. 32

Clube dos 13 se reúne para sentir se tem força para contestar decisão do STJD

Para os clubes, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) feriu os princípios democráticos do futebol. Hoje, às 11h, uma parcela de dirigentes de equipes filiadas ao Clube dos 13 se reúne em São Paulo para medir a intensidade de sua força. Insatisfeitos com a anulação dos 11 jogos do Brasileiro apitados por Edílson Pereira de Carvalho, eles discutirão brechas na lei que lhes permitam contestar a decisão do STJD, o que poderia tumultuar o campeonato.

O grupo é liderado por Inter e Santos, terceiro e sexto colocados respectivamente na tabela e que tiveram, cada um, uma partida anulada. O presidente gaúcho, Fernando Carvalho, e santista, Marcelo Teixeira, questionam a medida cautelar deferida pelo presidente do STJD, Luiz Zveiter, que considerou nulos os 11 jogos. O Figueirense não aceita enfrentar o Juventude em Caxias do Sul, onde venceu por 4 a 1.

Luiz Zveiter não acredita que a reunião terá maiores desdobramentos. No início da noite de ontem, afirmou que sua determinação não pode ser contestada no tribunal.

¿ Duvido que façam alguma coisa. Teve gente que já me ligou. Fizemos uma opção dentro da legalidade ¿ afirmou.

Clubes não querem arcar com custos

Outra questão em pauta na reunião diz respeito aos custos das partidas a serem realizadas. Com exceção do Vasco, que já avisou que se responsabilizará pela confecção dos ingressos para os jogos com Figueirense e Botafogo, em São Januário, ninguém parece disposto a tirar novamente do próprio bolso valores referentes à concentração, transporte, ingressos, quadro móvel, controle de dopagem e arbitragem. Além, é claro, do famoso ¿bicho¿ para quem venceu.

¿ O Fluminense não vai discutir a decisão do STJD, mas está conversando com a CBF sobre a possibilidade de ela ajudar ¿ disse Marcelo Penha, assessor do presidente tricolor, Roberto Horcades.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tomará uma decisão até quinta-feira, quando também devem ser anunciadas as datas das três partidas que não foram remarcadas. No caso do Fluminense, a equipe estuda antecipar a partida contra o Universidad do Chile, pela Copa Sul-Americana, do dia 19 para dia 18.