Título: `EXECUTIVA DO PT SABIA DOS RECURSOS INFORMAIS¿
Autor: Bernardo de La Peña e Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 03/10/2005, O País, p. 3

Depois de Sílvio Pereira, secretário de Relações Internacionais admite que conhecia caixa dois

BRASÍLIA. Um dia depois de o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira admitir que a cúpula do partido sabia do esquema de caixa dois, o secretário de Relações Internacionais do PT, Paulo Ferreira, também admitiu ontem que a executiva nacional do partido tinha conhecimento da existência do que ele chamou de ¿recursos informais nas campanhas eleitorais¿. Mas, segundo Ferreira, a cúpula nunca discutiu em reuniões o esquema de financiamentos ou a origem dos recursos.

Ferreira afirmou ao GLOBO que o PT já havia reconhecido publicamente ter feito uso de caixa dois. Silvinho, como o ex-secretário-geral é conhecido no partido, disse que os 21 integrantes da executiva nacional sabiam do expediente.

Silvinho será reconvocado a depor na CPI dos Correios

O presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), que está na berlinda por fazer parte da Executiva desde o início de 2005, anunciou ontem que vai reconvocar Silvinho a prestar depoimento na comissão. Delcídio negou saber das operações e disse que o esquema organizado por Valério e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, foi feito em 2003 e 2004.

O presidente da CPI dos Correios disse que pretende solicitar as atas das reuniões do colegiado e a lista dos membros da Executiva que delas participaram. Delcídio disse que esteve em apenas uma das reuniões da executiva este ano, na qual foi discutida a possibilidade de expulsão do deputado Virgílio Guimarães (MG), candidato dissidente do PT à Presidência da Câmara.

Ferreira discordou:

¿ O PT já reconheceu publicamente que fez uso de caixa dois. O Silvio Pereira faz uma consideração genérica sobre o conhecimento da executiva. A executiva do PT reconhecia um grau de informalidade no financiamento. Isso faz parte da cultura nacional. Não era só no PT. A informalidade é um ingrediente dos financiamentos dos partidos, mas a profundidade do caixa dois não era de conhecimento da executiva ¿ afirmou Ferreira.

¿ Reconvocar o Silvio Pereira para ele dizer que o PT errou ao usar o caixa dois é uma cena que não vai acrescentar nada. A CPI tem que aprofundar as investigações com o que já foi dito. Ela já tem um conjunto de informações que podem levar à origem do dinheiro ¿ completou o secretário internacional do PT.

Membros da executiva nacional podem ser convocados

Todos os membros da executiva correm o risco de serem convocados para depor na CPI. O sub-relator da área financeira da CPI, Gustavo Fruet (PSDB-PR), disse que Silvinho disse o óbvio:

¿ Estamos num processo de pressão, que está afunilando com as investigações da Polícia Federal, da Receita e do Ministério Público. Isso é importante. Ele (Silvinho) não estava preparado para isso e acabou confirmando o óbvio. Como acreditar que só o Delúbio sabia disso tudo? Ninguém assina cheques sem ler o que está escrito. Podemos reconvocá-lo, mas para mim basta o que ele disse no jornal.

Delcídio discordou:

¿ Sou líder do PT no Senado desde o início de 2005. As pessoas na Executiva não sabiam. Ideli (Salvatti) foi líder em 2004 e Tião (Vianna) em 2003 e nunca isso foi falado. Isso é uma grande leviandade. Acho muito difícil que um negócio deste nível 21 pessoas soubessem ¿ disse o senador.