Título: DNA PROPAGANDA FECHA AS PORTAS
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 03/10/2005, O País, p. 4

Perda de clientes leva empresa que foi de Valério à falência

BELO HORIZONTE. A agência DNA Propaganda, uma das empresas das quais o empresário Marcos Valério de Souza, apontado como um dos operadores do mensalão, era sócio, vai fechar as portas. O afastamento do empresário não foi suficiente para evitar a debandada de clientes de peso como Banco do Brasil, Eletronorte e Ministério do Trabalho.

Os principais contratos com a DNA, inclusive os mantidos com empresas privadas como Telemig Celular, colégio Pitágoras e um shopping center em Belo Horizonte, foram rompidos. Os boatos de fechamento da agência aumentaram nos últimos dias, até que o presidente da empresa, Francisco Castilho, confirmou as dificuldades em continuar mantendo as portas abertas.

O nome da empresa e o registro só devem ser mantidos até que todos os processos que a agência responde na Justiça terminem. A agência SMPB, onde o empresário Marcos Valério também era sócio, passa por situação semelhante.

As denúncias contra Marcos Valério e as investigações da Polícia Federal em processos envolvendo a DNA foram acirrando a crise na empresa que teve que demitir, logo no início da crise, mais de 30 dos seus 76 funcionários em Belo Horizonte, onde funciona a sede da DNA, e os 39 da filial em Brasília. Os outros funcionários estariam cumprindo aviso prévio, informação não confirmada pela direção da agência.

Considerada uma das maiores do Brasil, a agência conseguiu aumentar o seu faturamento em mais de 100% nos últimos quatro anos. Nos últimos meses, com a denúncia de envolvimento de Marcos Valério no pagamento de propina a deputados federais da base aliada do governo e de financiamentos irregulares de campanha, com formação de caixa dois, o cerco foi se fechando.

As agências chegaram a participar do processo de licitação para manutenção das propagandas do governo de Minas Gerais. A DNA foi desclassificada e a SMPB desistiu no meio do processo. Há um mês, Marcos Valério decidiu se fastar da DNA e da SMPB, última tentativa das agências de manterem-se no mercado. Mas a situação financeira das duas só tem se agravado.