Título: NO RIO, SALADA GERAL
Autor: Gerson Camarotti e Geralda Doca
Fonte: O Globo, 30/09/2005, O País, p. 4

Crivella leva para o PMR dois deputados do PMDB fluminense

O troca-troca de partidos atingiu o xadrez político fluminense. Ao migrar para o PMR, o senador Marcelo Crivella causou baixa no PMDB fluminense no Congresso: os deputados Vieira Reis e José Divino também foram para o partido da Igreja Universal. Crivella disse que sua decisão foi tomada anteontem e disse que não será candidato a qualquer cargo em 2006. Mas a nova legenda cria um nicho para a bancada da Universal, hoje dividida com o casal Garotinho.

Também evangélico, o bispo Manoel Ferreira, da Igreja Universal do Reino de Deus, depois de seis meses no PDT, assinou ficha de filiação ao PTB, do ex-deputado federal Roberto Jefferson, e deve esquentar a briga pelo voto evangélico no estado.

Em busca do voto progressista, o deputado federal Chico Alencar está desde ontem na trincheira do PSOL. Ele admite que a troca é arriscada do ponto de vista eleitoral. Mas, diz, o temor de uma punição do partido e a tentativa de manter o ideal político o levaram à nova aventura eleitoral. O deputado federal Miro Teixeira (RJ) também deixou o PT ontem: voltou para os braços do PDT.

¿ Quem faz política como ideal não aceita fazer carreira. É melhor correr o risco de sair da vida pública, do que continuar nela por acomodação. Estou trocando de enxada para continuar o plantio ¿ disse Chico.

Ele vai disputar espaço com o deputado federal Babá, ex-PT e um dos fundadores do PSOL, que mudou o domicílio do Pará para o Rio no começo de agosto.

¿ O eleitorado de esquerda aqui é muito forte e testemunhou o enfraquecimento do PT desde antes da eleição do Lula ¿ disse Babá.

A disputa por espaço pode prejudicar quem não conseguiu trocar de legenda. O vice-governador Luiz Paulo Conde, que sonha com o Senado, terá que lutar pela vaga de candidato com o presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani.