Título: `GANHAMOS A ELEIÇÃO, ESTOU FELIZ¿, DIZ SEVERINO
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 30/09/2005, O País, p. 8

Com broche de deputado, ex-presidente da Câmara esteve no Planalto com Lula e Chávez e disse que Aldo será continuidade

BRASÍLIA. Uma semana depois de renunciar ao mandato e um dia depois de ver seu sucessor eleito, o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE) participou ontem de solenidade no Palácio do Planalto com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez (Venezuela). Não ganhou lugar de destaque nem foi citado por Lula. Acompanhado do presidente do PP, Pedro Corrêa (PE), e usando broche de deputado, Severino chegou à solenidade comemorando a vitória de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e atribuindo o resultado ao apoio de seu partido. Foi mais além: disse que a gestão de Aldo será uma continuidade da sua.

¿ Estou muito feliz. Ganhamos a eleição ¿ disse Severino ao chegar à solenidade de assinatura de convênio entre os governos brasileiro e venezuelano para instalação de uma refinaria de petróleo em Pernambuco, seu estado natal.

Segundo o ex-deputado, o apoio do PP foi fundamental para a vitória de Aldo no segundo turno da eleição. O candidato do PP, Ciro Nogueira (PI), teve 76 votos no primeiro turno. Severino, que renunciou ao mandato sob acusação de ter cobrado propina do dono de um restaurante que funcionava na Câmara, disse que conversou com cerca de 40 deputados ligados a ele para orientar a votação anteontem.

¿ Orientei para votar no Ciro no primeiro turno e no Aldo, no segundo. A votação do Ciro caiu um pouco, mas foi expressiva ¿- disse Severino, bem mais animado que na semana passada.

O ex-presidente da Câmara afirmou que a escolha de Aldo foi a melhor solução para a Casa. E que confia que o compromisso do comunista é dar oportunidade a todos os deputados e acabar com o tratamento diferenciado entre integrantes do alto e do baixo clero:

¿ Vamos ter continuidade, os deputados terão vez como na minha gestão. Não vai mais ser aquela história de alto e baixo clero. Este é o compromisso de Aldo. Foi a melhor solução para a Câmara. Aldo é uma pessoa aberta e vai dar oportunidade a todos, não haverá mais grupinhos.

Severino disse que compareceu à solenidade no Planalto porque se tratava de um assunto de interesse de seu estado e havia sido convidado há muito tempo. Ele ficou na sexta fileira, não cumprimentou o presidente Lula, nem foi citado na nominata de abertura dos discursos durante a solenidade.

¿ Vim cuidar do interesse do meu estado. Estarei mais presente, porque antes tinha de dividir com o Brasil. Agora tenho de estar mais ao lado de Pernambuco ¿ afirmou Severino, pronto para iniciar a campanha eleitoral do ano que vem.

Ele disse que não tem falado como Lula, mas se declarou aliado dele. E afirmou que não esteve no gabinete do presidente ontem, antes da solenidade:

¿ O presidente sempre liga para mim, mas ontem (quarta-feira) não falei com ele porque estava atrás de votos.