Título: COMEÇA JULGAMENTO DE JUIZ QUE MATOU VIGIA NO CEARÁ
Autor:
Fonte: O Globo, 30/09/2005, O País, p. 15

Crime aconteceu em supermercado em Sobral e foi registrado em circuito interno de televisão

FORTALEZA. O Tribunal de Justiça deu início ontem ao julgamento do juiz Pedro Pecy Barbosa Araújo, que há sete meses matou o vigilante José Renato Coelho com um tiro na nuca. O crime aconteceu num supermercado em Sobral, a 230 quilômetros de Fortaleza, e foi registrado no circuito interno de televisão.

Pecy foi denunciado por homicídio duplamente qualificado. A pena varia de 12 a 30 anos de prisão. O vigia tentou impedi-lo de entrar no supermercado após o encerramento do expediente. Pecy alegou que era juiz e ameaçou prendê-lo. Depois, executou o vigia.

Segundo a procuradoria, Pecy agiu de forma arrogante e não deu direito de defesa à vítima. Ele está sendo julgado por 22 desembargadores do TJ. Chegou ao Tribunal usando colete à prova de balas e sem algemas e acompanhou o julgamento sentado de costas para a platéia.

A defesa inicialmente alegou que houve cerceamento de defesa e pediu a suspensão do julgamento alegando três motivos. Um deles é de que teria sido negado ao juiz o direito de ser submetido a exame de sanidade mental. A suspensão do júri foi negada por 21 votos a um.

Além disso, a defesa alega que o tiro foi acidental. O exame pericial da arma do crime, feito pelo Instituto de Criminalística do Ceará, foi questionado. O equipamento apropriado para medir a força necessária para acionar o gatilho, o dinamômetro, não existe no Ceará. Mesmo assim, a defesa usou o laudo do IC para alegar que a arma dispara com pequeno impacto.

O pai do vigilante, Renato Coelho, chegou em caravana três ônibus com 170 pessoas e disse esperar que o juiz receba pena máxima. O auditório de 224 lugares ficou lotado.