Título: QUESTÕES DO ENEM NÃO SERÃO ANULADAS
Autor:
Fonte: O Globo, 30/09/2005, O País, p. 15

`Acho irrelevante que a preocupação seja a vírgula, o xis ou o esse¿, diz Eliezer

BRASÍLIA. Apesar de ter admitido que foram cometidos erros de português nas perguntas da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ontem que nenhuma questão da prova será anulada. Segundo Haddad, a comissão técnica do MEC responsável pelo Enem analisou o texto da prova e chegou à conclusão de que os erros eram insignificantes e não tinham potencial para levar o candidato a alguma resposta equivocada.

¿ Não há erro conceitual na prova que poderia acarretar em resposta diferente da correta ¿ declarou o ministro.

Os equívocos impressos no Enem, realizada no domingo passado, foram apontados por professores de cursinhos. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eliezer Pacheco, minimizou os efeitos do mau uso da língua portuguesa na prova.

¿ Acho irrelevante que a preocupação seja a vírgula, o xis ou o esse ¿ disse.

Na divulgação do balanço parcial dos números do Enem, o MEC comemorou o fato de ter-se alcançado o maior percentual de comparecimento desde 2000: 75% dos inscritos fizeram a prova. Foram inscritos 3 milhões de estudantes, dos quais cerca de 2,2 milhões fizeram a prova.

O maior comparecimento registrado foi no Rio de Janeiro, com 81,4% de presença. O maior percentual de faltas foi registrado no Amazonas, com 41%. Foram inscritos 34.223 alunos, dos quais 14.154 não compareceram.