Título: `DEUS ESTÁ VENDO¿, DIZ CIRO SOBRE GREVE DE FOME
Autor:
Fonte: O Globo, 30/09/2005, O País, p. 15

BRASÍLIA. O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, tentou evitar ontem comentários sobre a greve de fome do bispo de Barra (BA), dom Luís Flávio Cappio, contra o projeto de transposição do Rio São Francisco. Ciro ficou irritado ao ser perguntado sobre o protesto. Ele se limitou a dizer que ¿Deus está vendo¿.

O ministro defendeu o projeto, mostrando ações de revitalização do rio e de melhoria das condições socioeconômicas da região, feitas para viabilizar a transposição, e atacou adversários da proposta.

¿ Não tenho vontade nenhuma de fazer comentário sobre a iniciativa do bispo da Barra. Eu diria apenas que Deus está vendo ¿ disse Ciro, acrescentando que falava ¿com muita seriedade¿, pois havia provocado risos na platéia.

Dom Luís está em greve de fome há cinco dias, em Cabrobó (BA), região onde, pelo projeto, deverá ser construída uma das tomadas de água.

Anteontem a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou carta ao presidente Lula pedindo o adiamento das obras para que a sociedade seja consultada sobre o projeto. Os bispos defendem prioridade para investimentos na revitalização do rio, especialmente o tratamento de esgotos nas comunidades ribeirinhas. A CNBB também manifestou apoio à atitude do bispo.

Segundo Ciro, o projeto foi debatido com vários setores da sociedade, inclusive a CNBB.

¿ Tive o privilégio de ouvir de dom Geraldo Majella (presidente da CNBB) que o projeto é sério. É o máximo que poderia dizer, pois a Igreja está dividida ¿ disse Ciro.