Título: SUPERMERCADOS ESPERAM MELHOR NATAL EM 4 ANOS
Autor: Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 30/09/2005, Economia, p. 26

Vendas devem subir 2% em todo o ano

SÃO PAULO. Os supermercados esperam o melhor Natal dos últimos quatro anos. Embora o setor projete para 2005 um crescimento de 2% nas vendas, os empresários esperam que a queda nos juros e a melhora na confiança do consumidor, com menor destaque para a crise política, impulsionem os negócios. Em 2004, o aumento foi de 2,57%. O presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), João Carlos de Oliveira, disse que a redução do juro pode ajudar o desempenho do setor, principalmente em dezembro:

¿ A queda no juro cria otimismo.

Além do juro em baixa, a queda do dólar deve favorecer a venda de importados no Natal. Mesmo que o faturamento seja menor, por causa do dólar mais barato, o volume deve crescer. Dezembro é o mês mais importante para os supermercados, pois representam 12% das vendas anuais.

Mês passado, as vendas nos supermercados em valores reais (deflacionados pelo IPCA) recuaram 0,66% em comparação a agosto de 2004. Frente a julho, a queda foi de 2,42%, segundo a Abras. Em volume, as vendas cresceram 5,5% de janeiro a agosto. (Wagner Gomes, do Globo Online)