Título: IGP-M TEVE EM SETEMBRO A 5ª DEFLAÇÃO SEGUIDA: -0,53%
Autor: Carlos Vasconcellos
Fonte: O Globo, 30/09/2005, Economia, p. 27

Inflação negativa no período é a maior da série histórica

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), divulgado ontem pela FGV, apresentou deflação de 0,53% em setembro. Foi o quinto mês consecutivo em que o indicador ficou negativo. É a maior série de deflações acumuladas desde que o IGP-M começou a ser medido, em 1989. Em cinco meses, a variação negativa chega a 2,17%.

Nos últimos 12 meses, o índice está acumulado em 2,17% positivos. O IGP-M é indexador nos contratos de aluguéis e nas tarifas de energia elétrica.

Segundo o coordenador de análises econômicas da FGV, Salomão Quadros, o resultado não surpreendeu. Os preços de alimentos in natura e matérias-primas ajudaram a manter o índice em um patamar baixo.

¿ O último reajuste de combustíveis foi captado apenas parcialmente ¿ disse.

Para Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do BC, os cinco meses de deflação não representam sinal de recessão. Segundo ele, a economia dá sinais favoráveis, como o aumento das vendas do comércio. Segundo João Carlos Gomes, economista da Fecomércio-RJ, novas deflações não devem se repetir, pois o aumento dos combustíveis pressiona o atacado, principal componente do IGP-M.

Em setembro, o Índice de preços por Atacado (IPA) caiu 0,76%, contra -0,88% em agosto. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) saiu de -0,31% para -0,17%. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 0,05% para 0,06%.