Título: PAÍS TEM DOIS CELULARES PARA CADA TELEFONE FIXO
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 30/09/2005, Economia, p. 28

Aparelhos móveis chegam a 78 milhões do total de 118 milhões. Anatel aplicou R$27 milhões em multas no ano

BRASÍLIA. O número de telefones móveis no país é o dobro dos telefones fixos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ontem que, até o fim de agosto, estavam em operação no país 78,9473 milhões de telefones móveis, enquanto a quantidade de fixos era de 39,3345 milhões ¿ ou seja, há dois celulares no país para cada linha fixa. No total, há no país 118,3 milhões de telefones, representando um aumento de 2,3 milhões em relação a julho.

Os acessos fixos disponíveis chegam a 50,271 milhões e a planta de orelhões é de 1,276 milhão. A densidade de telefones fixos é de 21,4%, e a de orelhões, de 6,9 por cada grupo de mil habitantes. O número de domicílios com TV por assinatura é de 4,006 milhões, o que significa que 8% da população contam com o serviço.

O presidente da Anatel, Elifas Gurgel do Amaral, informou que este ano a agência recolheu R$27,7 milhões em multas aplicadas às empresas de telefonia fixa por causa de problemas na qualidade dos serviços. De janeiro a dezembro do ano passado, o total das multas chegou a R$35,5 milhões. Ele se reuniu ontem com os dirigentes das empresas fixas para discutir o serviço prestado aos consumidores.

Maior queixa dos usuários à Anatel refere-se a cobrança

A melhoria da qualidade dos serviços da telefonia fixa entre março e agosto, medida pelo número de reclamações que chegaram ao call center da Anatel, foi de 20%. Mas, mesmo assim, a agência realizou 124 fiscalizações nas empresas de telefonia fixa. Nesse período foram abertos 54 processos administrativos contra as operadoras, que poderão ser multadas por causa desses problemas.

Segundo Elifas Gurgel, a principal reclamação dos usuários recebida pela Anatel refere-se às cobranças: contestação de valores, atraso na entrega da conta, fatura de serviços não solicitados e demora na devolução de valores cobrados indevidamente. Os consumidores também estão insatisfeitos com o atendimento das centrais das operadoras.

Agência: empresas investiram em treinamento

Outro problema é a demora nos reparos de telefones e na instalação de acessos individuais. Existe ainda queixa de que as empresas bloqueiam terminais apesar de as contas estarem em dia.

¿ Foi identificado que os usuários querem a solução dos seus problemas no call center. Querem também que o atendente dê respostas corretas, sem terem que pular de atendente para atendente ¿ disse Elifas Gurgel.

Para melhorar a qualidade do serviço prestado, disse o presidente da Anatel, as empresas fizeram melhorias em suas centrais e investiram em treinamento de pessoal. As operadoras também se reuniram com os órgãos de defesa do consumidor para identificar melhor e tentar solucionar os problemas dos usuários.