Título: PETROBRAS RUMO A SÃO PAULO E PORTUGAL
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 30/09/2005, Economia, p. 28

Companhia quer entrar na distribuição em SP comprando a Gás Brasiliano

A Petrobras planeja pôr um pé em São Paulo e outro em Portugal. E os primeiros passos já foram dados, confirmou ontem o diretor da Área Internacional da companhia, Nestor Cerveró. O executivo informou que a Petrobras fechou uma parceria com o grupo estatal português Galp Energia, com o objetivo de apresentarem uma oferta de compra da Gás Brasiliano, distribuidora de gás no nordeste de São Paulo, que está sendo vendida por seus controladores, o grupo italiano ENI.

Segundo especialistas do setor, o interesse da Petrobras na Gás Brasiliano é obter a concessão para entrar na área de distribuição de gás no mercado paulista, um dos poucos onde a companhia ainda não atua. A Gás Brasiliano tem uma rede mínima de distribuição. O que o grupo italiano está vendendo, na realidade, é a concessão, cujo valor é estimado pelo mercado em torno de R$100 milhões.

Ao mesmo tempo em que planeja entrar no mercado de distribuição de gás em São Paulo, a Petrobras pretende também iniciar suas atividades em Portugal. O diretor da Petrobras garantiu que um negócio não tem qualquer vinculação com o outro, mas admitiu que iniciou as conversas para a aquisição de um percentual minoritário do capital da Galp Energia em Portugal:

¿ Queremos atuar em Portugal, além de ser importante para a entrada na Europeu.

A Galp Energia é uma holding criada em 1999 para reestruturar o setor de petróleo e gás natural em Portugal. A empresa é controladora da Petrogal, que atua em exploração e produção, refino e distribuição de petróleo e derivados. Além disso, tem o controle total da Gás de Portugal (GDP), que importa e transporta o hidrocarboneto por meio da Transgás e de seis distribuidoras regionais do país.

www.oglobo.com.br/petroleo