Título: SCOTLAND YARD JÁ SE PREPARA PARA PROCESSO
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 30/09/2005, O Mundo, p. 32

Dois policiais envolvidos na ação que resultou na morte do brasileiro Jean Charles no metrô foram advertidos

LONDRES. Dois agentes envolvidos na trágica operação que resultou na execução do brasileiro Jean Charles de Menezes na estação de metrô de Stockwell, em 22 de julho, receberam uma advertência da Scotland Yard como parte do protocolo envolvendo investigações de ações da polícia. A informação, publicada ontem pelo tablóide ¿Daily Mail¿ e confirmada pela corporação, é um sinal de que a Scotland Yard está se preparando para a possibilidade de um processo criminal pela morte do eletricista mineiro.

¿ Qualquer ação feita por um policial pode resultar num processo criminal e os agentes envolvidos foram informados disso ¿ disse um porta-voz da polícia de Londres que não quis confirmar se os agentes envolvidos seriam os mesmos enviados de licença ao exterior logo após os incidentes de 22 de julho.

Ian Blair quer se encontrar com família do eletricista

Também ontem, a família de Jean Charles esteve na sede da Comissão Independente de Reclamações sobre a Polícia (IPCC), onde reuniu-se com o presidente do órgão, Nick Hardwick, e teve acesso ao material em vídeo gravado pelas câmeras de segurança de Stockwell. Por recomendação de seus advogados, os parentes do eletricista mineiro evitaram detalhar o que viram. Porém, por meio de um comunicado, falaram de sua dor ao ver imagens em que Menezes estaria agindo normalmente.

¿Ficamos muito abalados ao ver as imagens de Jean Charles, especialmente em função dos comentários feitos após a sua morte¿, dizia o texto, numa alusão à versão dos fatos inicialmente divulgada pela polícia, que falava numa tentativa de fuga do brasileiro.

¿ Depois do encontro de hoje (ontem), estamos convencidos de que a polícia de Londres mentiu, pois o filme mostrou que Jean Charles não teve nenhum tipo de comportamento suspeito ¿ disse Giovani, o irmão do eletricista.

Segundo a IPCC, os pais e o irmão de Jean Charles receberão a maior quantidade de informações possível sobre o desenrolar das investigações, que só deverão ser concluídas em dezembro. Na sessão de ontem, a mãe do eletricista mineiro teria ficado muito abalada ao reconhecer o filho nas imagens das câmeras de segurança de Stockwell.

A família ainda não decidiu se terá um encontro com representantes da Scotland Yard, mas ontem o comissário da força, Ian Blair, voltou a dizer que gostaria de se reunir com os parentes do eletricista. Ele admitiu também que a abordagem da polícia para casos suspeitos deve ser revista.