Título: MANIPULAÇÃO EM CAUSA PRÓPRIA
Autor: Fábio Juppa e Flávio Freire
Fonte: O Globo, 30/09/2005, Esportes, p. 38

Edílson pode ter apostado nos jogos que apitava, o que reforça anulação das 11 partidas

Edílson Pereira de Carvalho pode não ser apenas uma peça do esquema de manipulação de resultados de jogos do Campeonato Brasileiro. Dados surgidos na investigação conduzida pelo Ministério Público Estadual de São Paulo e pela Polícia Federal indicam que, além de receber pagamento do empresário Nagib Fayad, o Gibão, pela venda de determinadas partidas, o árbitro pode ter adotado um procedimento paralelo para aumentar seus ganhos: apostar dinheiro do próprio bolso em sites clandestinos na internet, beneficiando-se de suas atuações e até mesmo enganando quem o corrompia.

¿ Já mandamos o computador pessoal do árbitro e do empresário para a perícia da PF. A possibilidade de o Edílson também se beneficiar das apostas não é descartada ¿ disse o promotor José Reinaldo Guimarães Carneiro, do MP de São Paulo, que ouvirá nos próximos dias o juiz Romildo Correa.

Esta foi uma das novidades surgidas nos últimos dias que teria levado o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Zveiter, a mudar de opinião, passando a incluir os jogos Fluminense x Brasiliense, Santos x Corinthians e Juventude x Figueirense ¿ que, a princípio, não estariam sob suspeição ¿ entre os que serão objeto de análise da comissão de arbitragem formada pelo órgão.

A nova denúncia reforça a tendência de anulação dos 11 jogos apitados por Edílson, idéia defendida também pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O anúncio da oficialização desta posição, no entanto, foi adiado para a próxima semana. Nos bastidores, existe uma flagrante preocupação de Zveiter para que fique claro para a opinião pública que o STJD, como lhe é de direito, é o único responsável pelo desfecho do caso.

¿ O presidente Ricardo Teixeira tomou as atitudes que competiam a ele administrativamente, como afastar e comunicar o afastamento (de Edílson) à Fifa e à Sul-Americana, e instaurar sindicância interna ¿ disse Zveiter, ontem à tarde, na sede do STJD. ¿ A partir daí, a competência de anular ou não os jogos é exclusivamente do tribunal. Duvido que ele saiba o que vou fazer.

Novos jogos terão portões abertos

O presidente do STJD enfatizou que o Código Brasileiro de Justiça Desportiva lhe dá o poder de anular os 11 jogos. Dependendo da medida a ser analisada, a decisão também pode caber ao Tribunal Pleno, formado por ele e os outros oito auditores da casa. Uma ¿canetada¿ de Zveiter, pelo menos nas próximas 72 horas, é algo pouco provável, uma vez que esvaziaria as duas comissões montadas para tratar do caso: a que acompanha as investigações em São Paulo, e a de arbitragem, que analisará os jogos.

¿ As investigações continuam. Vamos tentar acabar o mais rápido possível com isso, mas as análises dos jogos só começarão depois de recebermos um parecer conclusivo da comissão que está acompanhando o caso de perto ¿ afirmou Zveiter, que garantiu a participação do paraguaio Carlos Alarcón, presidente da comissão de arbitragem da Conmebol, na análise das partidas.

A confissão do árbitro Paulo José Danelon de que manipulou resultados de três jogos do Campeonato Paulista, segundo Zveiter, obriga o Tribunal de Justiça Desportiva do estado a agir com energia, assim como no Paraná, onde também houve denúncia de venda de jogos. Sobre as partidas do Brasileiro, Zveiter salientou que a decisão não será exclusivamente técnica; levará em conta também os prejuízos do torcedor, deixando subentendido que as partidas a serem novamente realizadas terão portões abertos:

¿ Qualquer decisão passará pela reparação dos torcedores.

Os clubes envolvidos poderão utilizar todos os jogadores do elenco atual, com exceção dos que cumpriam suspensão nas partidas manipuladas por Edílson:

¿ Se o jogo for anulado, significa que não existiu.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, dará hoje uma entrevista coletiva na qual deve anunciar mudanças na Comissão Nacional de Arbitragem, entre elas a provável substituição de Armando Marques, alvo de críticas de Luiz Zveiter:

¿ Ele vive encastelado. Se surgirem evidências, pode ser alvo de investigações também.