Título: Preso foi líder industrial no Pará
Autor: Ismael Machado e Izael Marinho
Fonte: O Globo, 05/11/2004, O país, p. 11

O empresário Fernando Flexa Ribeiro, que deverá assumir uma cadeira no Senado em janeiro na vaga do senador Duciomar Costa (PTB), já foi presidente da Federação das Indústrias do Pará. Dono da construtora Engeplan, acusada de envolvimento no esquema de fraudes, ele foi preso no início da manhã em Belém, quase ao mesmo tempo que outro empresário, Eduardo Boullosa, dono da construtora Habitare.

Flexa Ribeiro e Boullosa foram transferidos para Macapá, onde foram apresentados ao juiz federal Anselmo Silva, que decretou a prisão temporária dos empresários, e depois levados para o Complexo Penitenciário do Amapá (Copen). As prisões têm prazo de cinco dias, mas podem ser prorrogadas por mais cinco.

Diretor da prefeitura de Macapá também é preso

A lista de presos inclui ainda o diretor de Obras da prefeitura de Macapá, Elias Correia dos Santos, e vários funcionários de secretarias estaduais do Amapá. Foram expedidos quatro mandados de prisão no Pará. Os dois outros mandados não haviam sido cumpridos porque os empresários não foram encontrados. José Freire da Silva Ferreira, que estaria em Marabá, e o gerente comercial da construtora Queiroz Galvão, José Ivanildo Lopes, estaria em Brasília, segundo a PF.

Em Belo Horizonte, foi preso ontem o empresário Luís Eduardo Monteiro, de 53 anos, acusado de atuar como lobista da quadrilha em Brasília. Segundo a Polícia Federal, o intermediário das fraudes era o advogado e radialista Carlos Alberto Lima, já preso. As informações privilegiadas sobre as licitações, segundo a PF, eram repassadas por uma mulher chamada Vera de Jesus Pinheiro Corrêa. Entre as secretarias envolvidas nas irregularidades estão a de Saúde e de Transporte.