Título: PREVIDÊNCIA FARÁ RECADASTRAMENTO A PARTIR DE NOVEMBRO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/10/2005, O País, p. 13

BRASÍLIA. O Ministério da Previdência vai iniciar em novembro o recadastramento de parte dos aposentados e das pensionistas do INSS. Na primeira etapa, que termina em fevereiro de 2006, serão atualizados dados cadastrais de 2,5 milhões de beneficiários, que representam gastos anuais de quase R$12 bilhões aos cofres públicos. O objetivo é cancelar pagamentos indevidos de benefícios e acabar com fraudes no sistema.

¿ Temos o compromisso de combater fraudes e melhorar o atendimento. O censo será realizado nesse sentido ¿ disse o ministro da Previdência, Nelson Machado.

Para não repetir os erros do antigo recadastramento, que levou idosos a longas filas nos postos do INSS, foi montado um novo procedimento. A partir de segunda-feira, o beneficiário ou seu representante legal que comparecer ao banco para receber o dinheiro será informado se está incluído no primeiro grupo de pessoas a serem recadastradas. Se for o caso, ele será avisado da necessidade de ir no mês seguinte à agência com um documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

O mesmo aviso será feito outras duas vezes. Na quarta vez, será enviada uma carta ao beneficiário. Se a pessoa não der resposta num prazo de 90 dias, a pensão ou aposentadoria será suspensa. Caso o beneficiário cumpra a exigência após os 90 dias, os depósitos serão retomados. Em todos os casos de pagamentos feitos por procuração, funcionários do INSS deverão visitar as residências dos beneficiários para constatar se a pessoa está viva e se tem direito a receber o dinheiro.

Ontem à noite, o ministro Nelson Machado fez pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para alertar a população sobre o censo. A partir de hoje, serão veiculadas nas emissoras inserções sobre o mesmo tema.