Título: DESARMAMENTO: HORÁRIO GRATUITO COMEÇA HOJE
Autor: Carolina Brígido e Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 01/10/2005, O País, p. 14

Frentes pró e contra a proibição do comércio de armas terão a partir de hoje 20 dias de propaganda em rádio e TV

BRASÍLIA e RIO. Começa a ser veiculada hoje em rede nacional de rádio e televisão a propaganda eleitoral gratuita sobre o referendo do dia 23, quando a população decidirá, pelo voto, se aprova ou não a proibição da venda de armas de fogo e munição no país. Duas frentes parlamentares vão tentar conquistar os eleitores: a Frente Pelo Direito da Legítima Defesa, contrária à proibição do comércio de armas, e a Frente Brasil Sem Armas, a favor da proibição.

A propaganda eleitoral será veiculada até o dia 20 deste mês, diariamente, em dois blocos de nove minutos. No rádio, será às 7h e às 12h. Na TV, às 13h e às 20h30m. Também serão exibidas 20 inserções diárias de 30 segundos de cada frente durante a programação.

Por sorteio realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Frente Pelo Direito da Legítima Defesa será a primeira a apresentar seu programa. A seguir vai ao ar o programa da Frente Brasil Sem Armas, informando que o referendo vai regulamentar o artigo 35 do Estatuto do Desarmamento, aprovado em dezembro de 2003.

¿ Será um programa em tom sereno, de forma explicativa e didática. Vamos explicar que a iniciativa do referendo foi tomada após uma longa luta da sociedade civil ¿ adianta o publicitário Paulo Alves, que coordena os programas da Frente Brasil Sem Armas.

O programa terá depoimentos de atores globais ¿ nomes como Regina Casé, Lázaro Ramos e Marcos Palmeira. Nas inserções do primeiro dia, será mostrado o depoimento da atriz Fernanda Montenegro. Em linguagem jornalística, serão mostrados fatos reais de vítimas da violência por armas de fogo.

¿ Vamos mostrar depoimentos de médicos, bombeiros e assistentes sociais, profissionais que têm uma ótica privilegiada do problema da violência. Como é um tema que envolve vida e morte, o programa terá uma carga dramática, mas sem apelação ¿ explica o publicitário.

Depoimentos de quem salvou vida com arma

O publicitário Chico Santa Rita, responsável pelo programa da Frente pela Legítima Defesa, disse que seu grande desafio vai ser mostrar à população que o referendo não vai decidir sobre o desarmamento.

¿ Vamos mostrar principalmente que os bandidos vão continuar armados. Precisamos desmistificar essa mentira de que o referendo é pelo desarmamento. Foi feita uma lavagem cerebral na população. Nosso ator principal será a verdade.

O programa vai investir na participação de delegados de polícia e de pessoas que já conseguiram salvar a própria vida graças a uma arma.