Título: INCRA QUER COMPRAR FAZENDA DE ACUSADO
Autor: Ana Cláudia Costa
Fonte: O Globo, 01/10/2005, Rio, p. 16

Imóvel, suspeito de pertencer ao tráfico, seria usado na reforma agrária

A fazenda Quinta da Bicuda, em Goiás ¿ uma das mais valiosas apreensões feitas pela Operação Caravelas da Polícia Federal ¿ poderá ser o primeiro imóvel sob suspeita de ter sido adquirido com dinheiro do tráfico a ser comprado pelo governo federal para fins de reforma agrária.

O advogado Roberto Butter, que defende o português Antônio Damaso, dono do imóvel e que está preso acusado de ser o chefe da quadrilha internacional desbaratada no Rio, já aceitou a proposta de compra feita pelo Incra. A propriedade, avaliada em R$10 milhões, está ocupada desde o início da semana por 800 famílias do Movimento dos Sem-Terra (MST).

Na próxima terça-feira, peritos do Incra vão fazer a avaliação do imóvel, que fica em Varjão, a 60 Km de Goiânia. A área construída seria paga em dinheiro e a terra em Títulos da Dívida Agrária (TDAs) com prazos de 2 a 5 anos, corrigidos por juros de 6% mais TR.

Assentamento atenderia a 110 famílias

O Incra tem grande demanda de terras para assentar famílias na região, mas donos de fazendas não aceitam TDAs.

¿ Seria uma medida importante no combate ao tráfico. A reforma agrária pode impedir que filhos de famílias pobres se tornem traficantes no futuro ¿ diz o superintendente do Incra em Goiás, Ailtamar da Silva, acrescentando que 110 famílias seriam assentadas na fazenda.

Há alguns anos, tentativa semelhante de negociar bens do traficante Fernandinho Beira-Mar foi recusada pelo Incra. O juiz Gilton Batista, da 11ª Vara Criminal Federal, onde corre o inquérito, participou do acordo de venda da fazenda.

¿ Em vez de se deteriorar, o imóvel bloqueado ganha uma utilidade prática. É bom para todo mundo ¿ alega.

Assim como a fazenda está bloqueada pela Justiça, o valor eventualmente pago pelo Incra ficaria indisponível, sendo liberado apenas se Damaso fosse inocentado ao fim do processo. Caso contrário, voltaria para a União.