Título: COCAÍNA APREENDIDA É QUEIMADA A 1.250 GRAUS
Autor: Ana Cláudia Costa
Fonte: O Globo, 01/10/2005, Rio, p. 16

Em nova pesagem, com uma balança de precisão, Polícia Federal descobre que havia mais 91 quilos da droga

A Polícia Federal incinerou ontem em fornos de até 1.250 graus de uma empresa especializada em queima de produtos químicos os 1.691 quilos de cocaína apreendidos na Operação Caravelas, que desbaratou uma quadrilha especializada no tráfico internacional da droga. Na pesagem ontem, houve uma diferença a mais de 91 quilos. Segundo o superintendente da PF de Goiás, delegado Manoel Duailibe, a primeira pesagem foi feita em uma balança industrial e ontem foi usada uma balança de precisão.

Polícia fecha pista para a droga passar

Um aparato envolvendo a escolta de 72 policiais federais e batedores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi mobilizado para transportar a cocaína da sede da PF, na Praça Mauá, até o incinerador da empresa Tribel, no município de Belford Roxo, na Baixada. O aparato ocupou toda uma faixa da pista central da Avenida Brasil, sentido Zona Oeste. Batedores da PRF ficaram no caminho interditando as saídas da pista enquanto o comboio com sirenes passava.

Toda a cocaína foi incinerada em dois fornos. O primeiro tem uma temperatura de mil graus. Em seguida, a droga foi posta em outro forno com temperatura superior a 1.250 graus.

De acordo com o superintendente Manoel Duailibe, a incineração teve que ser acompanhada por policiais de Goiás porque o inquérito que apura o tráfico de cocaína está instaurado na PF de lá. Segundo Manoel Duailibe, os dez acusados de tráfico que estão presos em Goiás já estão prestando depoimentos. Alguns, no entanto, disseram que somente vão falar em juízo.