Título: FAVELA DO CANTAGALO AVANÇA SOBRE A MATA
Autor: Alessandro Soler
Fonte: O Globo, 01/10/2005, Rio, p. 23

Moradores de Ipanema testemunham devastação enquanto secretarias da prefeitura transferem responsabilidade

Queimadas, desmatamento e construção acelerada de casas, barracos e prédios. É esse o espetáculo a que moradores de Ipanema assistem tendo como palco o Morro do Cantagalo. A velocidade da expansão em direção a um trecho de mata próximo ao prédio do antigo Panorama Palace Hotel, hoje um centro de convivência conhecido como Brizolão, assusta a associação de moradores do bairro. Enquanto isto, na prefeitura, um jogo de empurra: a Secretaria de Urbanismo informa que a Secretaria de Meio Ambiente investiga a expansão. Esta devolve o abacaxi e alega que cabe à de Urbanismo fazê-lo.

O trecho por onde pipocam novas construções de até quatro andares era de mata fechada até cerca de dois anos atrás, asseguram a associação de moradores e síndicos de condomínios próximos. Hoje já é possível ver um tentáculo da favela se espalhando pela pedra. As queimadas para a abertura de terrenos, também segundo vizinhos, ocorrem freqüentemente, sobretudo nos fins de semana.

¿ Há pelo menos duas ou três queimadas por mês. E rapidamente erguem-se novos prédios. Não se trata mais de casas, mas de edifícios. Desde 2003 peço ajuda aos poderes municipal e estadual. O prefeito Cesar Maia atendeu a um dos meus apelos e enviou técnicos da Secretaria de Urbanismo há mais de um ano. Mas a expansão desordenada persiste ¿ conta a síndica de um condomínio da Rua Visconde de Pirajá que pediu para não ser identificada.