Título: Fundos de pensão e Citigroup são os novos gestores da Brasil Telecom
Autor: Monica Tavares
Fonte: O Globo, 01/10/2005, Economia, p. 32

Opportunity, de Daniel Dantas, é destituído do comando da operadora

BRASÍLIA. Em apenas 20 minutos, os fundos de pensão Previ, Petros e Funcef e o Citigroup puseram fim ontem a pelo menos uma batalha na guerra que travam com o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, uma das maiores brigas empresariais dos últimos tempos. Às 10h25, em Assembléia Geral Extraordinária, o Opportunity foi destituído do comando da Brasil Telecom (BrT) e da Brasil Telecom GSM. Foi eleito como presidente do conselho de administração da operadora Sergio Spinelli, do CVC (gestor da participação do Citigroup), e como vice-presidente Pedro Paulo de Campos, sócio-diretor da Angra-Partners (que gere a participação das entidades).

¿ Finalmente, depois de dois anos, temos uma situação em que a Telecom Italia, os fundos de pensão e o Citigroup estão representados no conselho de administração da companhia e na gestão. O natural é que essas partes se aproximem e venham a ter entendimentos. O objetivo dos fundos e do Citigroup é poder alienar a companhia pela melhor oferta, se e quando e no momento adequado. Agora estamos preocupados em garantir a gestão da companhia ¿ disse Spinelli.

Empresa já tem novo time de executivos

De tarde, o Conselho de Administração se reuniu e aprovou o nome dos diretores que vão compor o quadro executivo da operadora de telefonia fixa: Ricardo K (Knoepfelmacher), diretor-presidente; Charles Putz, diretor financeiro; Francisco Santiago, diretor de Rede; e Luiz Francisco Tenório Perroni, diretor de Recursos Humanos, que futuramente será o diretor de regulação da operadora (ele foi conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações).

O presidente do conselho afirmou que a reunião de ontem foi conduzida com tranqüilidade. Para ele, a empresa é excelente, mas acabou sendo conhecida em função da disputa. Ele acredita que daqui a alguns meses isto será parte do passado.