Título: LULA CRITICA AUSÊNCIA DE COLEGAS
Autor: Eliane Oliveira, Cristiane Jungblut e Enio Vieira
Fonte: O Globo, 01/10/2005, Economia, p. 33

Kirchner foi embora antes da abertura da reunião

BRASÍLIA. Para não fugir à regra constante em encontros de chefes de Estado em que o Brasil é o protagonista, o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, deixou ontem o país meia hora antes da abertura solene da reunião de presidentes da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa). Irritado, Lula reagiu criticando não apenas o colega argentino, mas todos os faltosos ¿ como o uruguaio Tabaré Vázquez e o colombiano Álvaro Uribe, que está à frente da segunda maior economia da Comunidade Andina:

¿ Não é a primeira reunião de que participamos em que os presidentes não discutiram todos os documentos. Nem sempre conseguimos fazer um debate político porque, muitas vezes, começamos uma reunião com 12 presidentes e terminamos com quatro ou cinco.

Dos 12 presidentes, apenas oito estiveram em Brasília. Uribe, Vázquez e os dirigentes de Suriname e Guiana haviam avisado com antecedência que não poderiam comparecer. A reunião acabou com sete chefes de Estado, porque Kirchner apenas participou do jantar oferecido na quinta-feira por Lula. Comentava-se nos bastidores que o argentino teria fugido do encontro com Eduardo Duhalde, presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, seu adversário político. O pano de fundo da briga é a disputa entre a mulher de Kirchner, Cristina, da Frente para a Vitória, e a esposa de Duhalde, Chiche, do Partido Justicialista. A última ocasião em que Kirchner abandonou um encontro no Brasil foi na cúpula América do Sul-Países Árabes, em maio. Ele não ficou para o encerramento. (E.O. e C.J.)