Título: Zveiter prepara terreno para anunciar sua decisão amanhã
Autor:
Fonte: O Globo, 01/10/2005, Esportes, p. 43

Presidente garante: ¿Estou trabalhando para ter uma decisão no fim de semana¿

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luiz Zveiter, deve anunciar amanhã, no salão de festas do prédio onde mora, em Icaraí, a decisão de anular os 11 jogos do Campeonato Brasileiro apitados pelo juiz Edílson Pereira de Carvalho. Ontem, em mais um indício de que a decisão já está tomada, ele abriu mão do trabalho da comissão de arbitragem que criou para analisar as partidas sob suspeitas. O anúncio de que o STJD vai concentrar-se nas investigações jurídicas se deu horas depois de Armando Marques ter sido trocado por Édson Rezende à frente da comissão de árbitros da CBF.

Zveiter já havia recebido carta-branca dos auditores do STJD para tomar a decisão. Com isso, dá mais um sinal que já decidiu anular todos os jogos sob suspeita da Série A:

¿ Estou trabalhando para anunciar uma decisão neste fim de semana ¿ disse Zveiter, com o cuidado de não antecipar seu julgamento nem desqualificar os ex-árbitros que nomeara. ¿ Não desfiz a comissão de arbitragem. Só que, com os elementos que tenho, não preciso mais da análise dos jogos.

Decisão vai reparar também os torcedores lesados

A decisão de Zveiter vai ser orientada pelo trabalho da comissão de auditores que acompanha as investigações em São Paulo. Ele deixou claro que não só os jogos que tiveram os resultados manipulados são passíveis de anulação:

¿ Algo será feito. Não só nos jogos que foram contaminados, mas olhando também para o torcedores. A contaminação não vai ser analisado apenas pela parte técnica da atuação do juiz. Talvez que nem chegue nessa análise.

No domingo passado, Zveiter criou duas comissões para cuidar do caso. A partir do levantamento de três auditores, três ex-juízes fariam o cruzamento dos depoimentos com o que se passou nas partidas. Agora, ele crê que apenas os dados levantados pela comissão de auditores devem ser suficientes para que a decisão seja tomada.