Título: `Comissão de ética para os acusados¿
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 02/10/2005, O País, p. 3

Raul Pont, candidato da Democracia Socialista à presidência do PT, não descarta a presença de acusados de corrupção na direção partidária, mas diz que todos têm de ser investigados pela Comissão de Ética do PT.

Líderes do Campo Majoritário admitem que podem indicar José Dirceu e outros acusados para o diretório nacional do PT. O senhor fica incomodado com a possibilidade de dividir o diretório com estas pessoas?

RAUL PONT: Todas as pessoas arroladas nas denúncias devem ser averiguadas pela Comissão de Ética do PT, independentemente do resultado das investigações. Uma coisa não elimina a outra. Mas é lógico que, se as pessoas forem condenadas, elas perderão os direitos políticos.

Do ponto de vista político é incômoda a presença de alguém como Dirceu, que comandou o partido por dez anos e mantém influência sobre setores do PT?

PONT: Não sei se isso vai se concretizar. Há um processo de formação de uma nova corrente, uma nova força política no interior do Campo Majoritário. Pessoalmente, não tenho problema com pessoa alguma. Mas não vamos abrir mão da Comissão de Ética para todos os acusados.

O Movimento PT deve cobrar do senhor uma declaração pública de apoio à reeleição do presidente Lula em troca do apoio no segundo turno. O senhor pretende fazê-la?

PONT: Tenho dito que é evidente que, numa situação como a nossa, em que é possível a reeleição, a candidatura do Lula é natural. Mas temos que discutir isso à luz do momento político em que se dará a escolha do candidato.

O que diferencia a sua candidatura da de Ricardo Berzoini?

PONT: Berzoini está sendo apoiado pelas mesmas forças políticas que vinham praticando a política que foi rejeitada pelos filiados.