Título: DIRCEU PODE VOLTAR À DIREÇÃO NACIONAL DO PT
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 02/10/2005, O País, p. 3

Campo Majoritário vai esperar decisão do Conselho de Ética sobre deputados cassáveis

SÃO PAULO. O ex-ministro José Dirceu e outros petistas acusados de participação em casos de corrupção podem voltar à direção nacional do PT. Segundo líderes do Campo Majoritário, corrente que indicará 34 dos 81 integrantes do diretório nacional, Dirceu e outros envolvidos nas denúncias ficarão num primeiro momento como suplentes, mas poderão voltar ao diretório assim que seus casos forem julgados pelo Conselho de Ética da Câmara.

Segundo o secretário de Relações Internacionais do PT, Paulo Ferreira, um dos principais coordenadores do Campo Majoritário, a composição definitiva do diretório nacional do PT só acontecerá depois que todos os petistas acusados tenham sido julgados.

¿ Só definiremos a composição final do Campo Majoritário no diretório nacional, após a finalização dos processos na Câmara ¿ disse Ferreira.

Os que forem cassados não poderão participar da direção partidária porque, além dos mandatos, perderão também os direitos políticos.

Os líderes do Campo Majoritário evitam falar sobre a possível volta de Dirceu e outros à direção do partido antes do segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED), que acontecerá no próximo dia 9. Eles temem prejudicar a campanha de Ricardo Berzoini à presidência do partido.

Em reunião realizada no fim de agosto, em São Paulo, a corrente decidiu que Dirceu e companhia permaneceriam na chapa que teve 42% dos votos no PED, mas não seriam indicados para integrar o diretório. A solução levou o presidente interino do PT, Tarso Genro, a desistir de disputar a presidência do partido. Tarso cobrava dos líderes do Campo a exclusão de Dirceu da chapa. Agora admitem que o ex-ministro pode reassumir um cargo na direção do partido.

¿ Se os estados reivindicarem algum dos nomes acusados, farei uma consulta ao restante da corrente. Não posso dizer se o Zé Dirceu será incluído pois não tenho bola de cristal. Mas não haverá veto ao nome de ninguém ¿ disse Francisco Rocha, coordenador do Campo Majoritário.

Além de Dirceu, a chapa do Campo Majoritário conta com outros cinco acusados de irregularidades e de sacar dinheiro no valerioduto: os deputados João Paulo Cunha, Professor Luizinho, José Mentor, João Magno e José Nobre Guimarães (deputado estadual do Ceará).