Título: RIO FERROVIÁRIO CAPACITA EMPRESAS
Autor: Luciana Rodrigues e Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 02/10/2005, Economia, p. 31

O Rio quer entrar novamente nos trilhos da produção no setor ferroviário. O programa Rio Ferroviário, desenvolvido pelo Sebrae-RJ em conjunto com a Secretaria estadual de Desenvolvimento, está capacitando 26 empresas fornecedoras para o setor.

¿ Das 26, 14 estão certificadas e 12 em processo de qualificação. O objetivo é fazer com que o Rio volte a ter a posição de destaque que tinha no setor ¿ explica o superintendente do Sebrae-RJ, Sérgio Malta.

Em 1975, o Brasil chegou ao auge da produção, com mais de cinco mil vagões. Mais da metade, diz Malta, saiu do município de Três Rios, no interior do estado.

¿ A produção foi caindo e chegou a quase zero entre 1996 e 1998, período da privatização da Rede Ferroviária Federal. Nossa meta é fazer com que Três Rios e os municípios do Centro-Sul fluminense possam voltar a produzir em grande escala. Isso deve acontecer também quando a fábrica Santa Matilde, tradicional fabricante de vagões e locomotivas, voltar a operar. Isso pode acontecer em breve, já que um grupo nacional deverá assumir a empresa ¿ comemora Malta. (Erica Ribeiro)