Título: Saneamento é problema grave
Autor:
Fonte: O Globo, 05/11/2004, O país, p. 13

Destino do lixo acumulado que sai do Rio, o Aterro Sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, deve acabar em 2005. Criado em 1978, o ¿Lixão¿ é um exemplo do problemas que o país enfrenta com o saneamento básico. No próximo ano, o lixo carioca vai para a um aterro sanitário em Paciência, bairro da Zona Oeste.

A Síntese de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, apresentada ontem pelo IBGE, mostra que entre 1992 e 2002 o acesso à coleta de lixo foi um serviço que cresceu em todo o país. No Sul e Sudeste, já atinge 98% dos domicílios nas regiões metropolitanas. No Norte e Nordeste, a situação é pior e não chegam a 90% os domicílios atendidos.

Hélio Porto, coordenador da Fase, organização não governamental que estuda os problemas da Baixada Fluminense, afirma que os números apresentados pelo IBGE sobre a coleta do lixo, indicando melhoria, ainda não são a realidade dos municípios da Baixada.

Segundo o biólogo Judicael Clevelario, responsável pela análise dos indicadores ambientais apresentados pelo IBGE, nem a metade do lixo coletado no país tem destinação adequada, ou seja, é disposto em aterros sanitários, vai para estações de triagem, reciclagem e compostagem. Em Roraima todo o lixo tem tratamento inadequado: é deixado a céu aberto, em áreas alagadas, ou queimado sem nenhum tipo de proteção ou controle. Já no Nordeste, o Ceará é um destaque positivo: 72% do lixo recebe tratamento correto.