Título: CAIXA DOIS, MÁFIA DO APITO E ASSASSINATO
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 05/10/2005, O País, p. 3

CPI dos Bingos convoca Silvinho, envolvido no escândalo dos jogos e Rocha Mattos

BRASÍLIA. Diante da minoria governista sem ação, o rolo compressor da oposição voltou a entrar em ação na CPI dos Bingos e convocou o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira, que teria admitido que ele e os 21 membros da executiva nacional do partido sabiam do esquema de caixa dois. Até então, as investigações sobre uso de caixa dois vinham sendo feitas exclusivamente pelas CPIs dos Correios e do Mensalão, onde a oposição não tem a maioria garantida.

Sem poder de reação, os senadores governistas sequer contestaram a convocação, proposta pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP).

A CPI também aprovou a convocação do juiz João Carlos da Rocha Mattos, preso em São Paulo por negociar sentenças judiciais. Rocha Mattos tem dito que tem informações sobre o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel. O juiz teve acesso a 42 fitas contendo escutas telefônicas de diversas autoridades locais feitas nos meses seguintes ao crime. As gravações foram desconsideradas pela Justiça porque os grampos foram feitos com a justificativa de servirem a investigação de traficantes de drogas.

Segundo Rocha Mattos, as gravações comprometeriam o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. Nas fitas, disse o juiz, Carvalho revelaria que orientou o depoimento de testemunhas do caso à polícia e mostraria preocupação com as buscas feitas no apartamento de Celso Daniel, dias após o crime. O requerimento de convocação do juiz é de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

A CPI decidiu, pela segunda vez, poupar o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e seu irmão Adhemar Palocci. A votação dos requerimentos de convocação foi adiada, mas os pedidos não foram retirados. Os senadores deram duas justificativas: a CPI já está assoberbada de trabalho e a convocação dos irmãos Palocci poderia ter efeito sobre a economia do país.

¿ Não estamos retirando o requerimento. Mas o adiamento é prudente ¿ disse o líder do PFL, José Agripino Maia (RN).

O advogado Rogério Buratti acusou a prefeitura de Ribeirão Preto, na segunda gestão de Palocci, em 2001 e 2002, de receber propina mensal de R$50 mil do Grupo Leão Leão, interessado em manter contratos de lixo. Já Adhemar Palocci é acusado de financiar o caixa dois do PT em Goiânia.

A oposição barrou a iniciativa do PT de levar para a CPI investigações sobre o escândalo de manipulação de resultados no futebol, derrubando o requerimento de convocação do árbitro Edílson Pereira de Carvalho. Mas aprovou a convocação do empresário Nagib Fayad, o Gibão, acusado de encomendar resultados aos árbitros, por sua suposta ligação com bingos.

Desde que a Justiça determinou sua reabertura, a CPI dos Bingos, dominada pela oposição, centrou fogo em escândalos envolvendo o PT. A comissão virou uma alternativa para os depoimentos barrados nas CPIs dos Correios e do Mensalão, como o do doleiro Toninho da Barcelona, que revelou a existência de um suposto esquema de lavagem de dinheiro do PT.