Título: Lula reage a pressão de CPI
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 05/10/2005, O País, p. 3

`Estou esperando a CPI dos Bingos chamar um bingueiro¿, diz ele ao ter chefe de gabinete convocado

ACPI dos Bingos no Senado abriu ontem novas frentes de investigação e entrou em choque com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pela primeira vez criticou publicamente o trabalho de uma das comissões criadas após o início da crise. A comissão convocou o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, para uma acareação com os irmãos do prefeito petista Celso Daniel, assassinado em 2002, e também chamou para depor o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira e até o juiz João Carlos da Rocha Mattos, preso por vender sentenças judiciais. Lula reagiu acusando a CPI de perder o rumo das investigações.

¿ Estou esperando a CPI dos Bingos chamar um bingueiro ¿ disse Lula, ao ser perguntado sobre a convocação de seu chefe de gabinete.

Carvalho será posto frente a frente com João Francisco e Bruno Daniel, irmãos do prefeito assassinado. A acareação ainda não tem dia marcado, mas pode acontecer semana que vem. Os dois acusam o chefe de gabinete de Lula de ter confessado a eles um esquema de propina em Santo André, que, segundo eles, teria relação com o crime. Carvalho confirma os encontros, mas nega as declarações.

Planalto discutiu convocação

Ao receber o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, para almoço no Itamaraty, Lula disse ainda que os jornalistas deveriam perguntar a senadores e deputados se a CPI dos Bingos perdeu o foco das investigações. Só que o presidente cometeu um equívoco ¿ a CPI não é mista. A entrevista informal foi interrompida por um assessor da Presidência da República, que pediu aos jornalistas que parassem de fazer perguntas.

O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), respondeu às críticas de Lula. Disse que a comissão está na rota certa e que age com independência, mesmo tendo incluído na pauta casos que não têm relação com bingos.

¿ Não estamos fora da rota nem um minuto. Não tratamos só da questão dos bingos, mas da lavagem de dinheiro como uma todo ¿ disse Efraim, que ironizou o apelido de CPI do Fim do Mundo. ¿ Esta CPI pode até ir ao fim do mundo, mas em busca da verdade.

Líder do PFL, o senador José Agripino Maia (PFL) disse que a CPI tem de aprofundar investigações por causa de novos indícios de corrupção:

¿ É um caso de desvio de dinheiro público. Os indícios são fartos: João Francisco diz que era cobrada propina de empresas de ônibus e (o doleiro) Toninho da Barcelona, coincidentemente, contou que trocava real em dólar para o PT e que recebia em dinheiro miudinho.

A situação de Gilberto Carvalho foi analisada na reunião de coordenação, no Planalto, ontem de manhã. Segundo interlocutores, Lula está muito irritado, mas disse que não afastará o amigo do cargo de chefe de gabinete da Presidência em hipótese alguma.

Dirceu diz que CPIs estão perdendo foco

O ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu (PT-SP) disse ontem, em São Paulo, que as CPIs estão perdendo o foco, desviando o rumo, na medida que ampliaram demasiadamente as investigações, chegando agora à máfia do apito.

¿ Sou acusado de ser o chefe do mensalão, que nem está provado. As CPIs não terminaram. Elas não têm relatórios. Fizeram relatório parcial com material de jornal e denúncias do Roberto Jefferson, o que é um absurdo. Nada disso está provado ¿ disse Dirceu, sem citar os repasses de dinheiro de Marcos Valério para aliados do governo.

COLABOROU Tatiana Farah, especial para O GLOBO