Título: VÍDEO PODE RESOLVER SEQÜESTRO DE CELSO DANIEL, DIZ GREENHALGH EM CPI
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 05/10/2005, O País, p. 4

Deputado diz que PT negocia apresentação de fita com testemunha

BRASÍLIA. Designado pelo PT para acompanhar as investigações sobre o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel, o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) disse ontem que uma nova testemunha pode provocar uma reviravolta no caso. Em depoimento à CPI dos Bingos, Greenhalgh contou que há cerca de dois anos dirigentes petistas mantêm contato com o pastor Paulo Mansur Adade, que diz ter filmado a ação dos criminosos que seqüestraram Daniel em 18 de janeiro de 2002.

As imagens poderiam esclarecer uma das principais dúvidas do caso: por que o segurança de Daniel, Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, escapou ileso. Testemunhas já disseram à Polícia Civil de São Paulo, que reabriu o caso, que viram Sombra conversando com os criminosos, parecendo orientá-los. O comportamento de Sombra pode apontar se a morte foi encomendada ou se tratou-se de crime comum.

¿ Hoje, apenas essa fita pode esclarecer de uma vez este caso. E acredito que ela exista ¿ disse Greenhalgh.

Suplicy é o principal interlocutor de testemunha

No depoimento, Greenhalgh disse que seu colega de partido, o senador Eduardo Suplicy, é o principal interlocutor do PT com a testemunha. Presente à sessão, Suplicy disse que o pastor não apresentou até hoje a fita por medo. O senador contou que mês passado chegou a pagar uma passagem aérea para que Adade o encontrasse em Brasília, mas a testemunha recuou. Suplicy disse ainda ter revelado os contatos com o pastor ao deputado José Dirceu, então presidente do PT.

Embora admita uma reviravolta, Greenhalgh disse acreditar na tese do crime comum:

¿ As pessoas foram presas em momentos diferentes e deram sempre a mesma versão.

Greenhalgh disse duvidar do envolvimento de Sombra:

¿ Ele amarelou na hora do seqüestro, ficou em pânico.

O depoimento de Greenhalgh, que durou cerca de cinco horas, foi acompanhando pela ex-mulher de Daniel Ivone Santana, que anotava cada detalhe num caderninho. Ivone, que pode ser convocada, também afirmou acreditar na inocência de Sombra.