Título: VERDADE DOS FATOS
Autor:
Fonte: O Globo, 05/10/2005, Opinião, p. 6

Apesar das descobertas e das revelações feitas sobre o propinoduto do PT ¿- cuja existência é indiscutível ----- ações coordenadas de petistas, discursos dissimuladores e alguma leniência na condução de CPIs ajudam a consolidar a idéia de fracasso irreversível nas investigações. E de que haveria um acordo entre parte da oposição e a situação, para livrar mandatos da degola, inaceitável para a opinião pública.

As CPIs e a tramitação do pedido inicial de cassação de 16 deputados têm de voltar a um ritmo pelo menos aceitável. Nesse sentido é que manobras petistas na CPI dos Correios devem ser combatidas, no que é providencial a ação do presidente da comissão, senador Delcídio Amaral. Por atender aos apelos do presidente Lula para não sair do PT, espera-se que Delcídio não descumpra os compromissos de zelar pela seriedade e a isenção dos trabalhos. O senador não deve se enganar com os aplausos fáceis. No volúvel mundo da política, e numa atmosfera carregada de uma CPI, os índices de popularidade podem inverter o sinal ao menor descuido.

A dobradinha feita entre a bancada do PT na CPI dos Correios ¿ ao conseguir adiar por alguns dias a quebra de sigilo de algumas corretoras ¿ e a cobrança marota da cúpula do partido para que a CPI mostre trabalho não passou despercebida. Bem como o discurso do presidente Lula sobre uma suposta onda de denuncismo e as dificuldades de as CPIs avançarem, num estilo muito diferente daquele pronunciamento do pedido de desculpas ao povo brasileiro e da admissão de que havia sido traído. Não se pode imaginar que o presidente tenha passado a achar que não havia motivo para desculpar-se e que ninguém o traiu.

Cabem às CPIs e às autoridades responsáveis do governo impedir o desvirtuamento das investigações. Não se pode ser complacente com recursos ¿não-declarados¿, de caixa dois, como o próprio ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, afirma.

Nem fingir que a dificuldade para localizar com exatidão a origem do dinheiro do mensalão pode encobrir a existência do próprio mensalão ¿ ou que nome tenha a distribuição de dinheiro ilegal entre políticos e marqueteiros. É inadmissível a tese insinuada por alguns de que a existência do crime depende da descoberta da arma. Mesmo que haja um corpo estendido no chão.