Título: ALDO ACERTA VOTAÇÃO DO FIM DA VERTICALIZAÇÃO
Autor: Gerson Camarotti e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 05/10/2005, O País, p. 10

Proposta será a segundo a ir a plenário assim que medidas provisórias forem analisadas

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), acertou ontem com os líderes partidários que a proposta de acabar com a verticalização das alianças será o segundo projeto a ir a plenário, após a votação das cinco medidas provisórias que estão trancando a pauta. Os líderes decidiram também iniciar a discussão de outros projetos da reforma política, ainda que as mudanças não tenham efeito na eleição de 2006.

O primeiro projeto a ser analisado é o que determina que vale, para composição das comissões e outros cargos da Câmara, a bancada diplomada na posse ¿ uma tentativa de garantir o mínimo de fidelidade partidária. Em seguida, deverá ser discutida a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com a verticalização.

¿ Há um sentimento de que precisamos desobstruir a pauta e discutir o processo eleitoral. Se vai entrar em vigor no ano que vem, vamos discutir depois ¿ disse o líder do PSB, Renato Casagrande (ES).

Casagrande disse que ficará para um segundo momento a discussão de um acordo em torno da emenda do deputado Ney Lopes (PFL-RN) que amplia para 31 de dezembro o prazo para mudanças na lei eleitoral.

Renan faz pressão contra a verticalização

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez pressão nos últimos dois dias sobre o Palácio do Planalto e sobre Aldo para que não seja abandonado o projeto que acaba com a verticalização. Renan é um dos nomes do PMDB governista para substituir José Alencar no cargo de vice na chapa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. Mas ele sabe que só conseguirá levar o PMDB para a chapa de Lula se o partido ficar livre nos estados para fazer outras coligações.