Título: ELEIÇÃO DE DOMINGO RACHA BANCADAS DO PT
Autor:
Fonte: O Globo, 05/10/2005, O País, p. 11

Pont conquista moderados, senadores se dividem e Berzoini conta com maioria dos deputados

BRASÍLIA. A eleição para a escolha do próximo presidente do PT, domingo, está dividindo as bancadas do partido. O candidato da esquerda, Raul Pont, conquistou apoios de parlamentares tradicionalmente alinhados com os moderados como Virgílio Guimarães (MG), Wasny de Roure (DF), e os senadores Paulo Paim (RS), Eduardo Suplicy (SP) e Saturnino Braga (RJ). Os líderes também se dividiram, os senadores Aloizio Mercadante (SP) e Delcídio Amaral (MS) com Berzoini; os da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP) e Henrique Fontana (RS), com Pont. Os dois candidatos fizeram campanha ontem no Congresso.

O candidato da situação, Ricardo Berzoini (PT-SP), mantém a seu lado a maioria dos deputados ¿ 48 dos 83 não assinaram o manifesto pró-Pont. Cada candidato tem o apoio de seis senadores.

Pont e Berzoini, que ontem participaram de um debate na Câmara, têm o mesmo discurso e procuram atingir uma faixa estreita de filiados não alinhada a moderados ou esquerda. Pont ataca o eleitoralismo que tomou conta do partido a partir de 2001. Berzoini é duro ao atacar os erros cometidos por petistas que exorbitaram da confiança que lhes foi delegada.

¿ A base quer mudanças na rotina do partido e nas relações com o governo ¿ disse Pont.

¿ É preciso aprofundar a democracia interna. O modelo de maioria e minoria está esgotado ¿ afirmou Berzoini.

Discurso semelhante contra os juros

Mesmo fazendo a defesa da política econômica do governo, Berzoini adota discurso semelhante ao de Pont no que se refere à necessidade de reduzir os juros para ampliar os investimentos públicos e criar melhores condições para o crescimento da economia. Os dois repetem que é preciso combater a inflação, mas que o governo precisa ter instrumentos para isso além da política de juros.