Título: A NOVA FORMA DE ARTE SAÍDA DOS JORNAIS
Autor:
Fonte: O Globo, 05/10/2005, O País, p. 12

O GLOBO foi um dos pioneiros na divulgação das tiras de quadrinhos no Brasil

A partir de 1937, com ¿O Comendador¿, O GLOBO começou a publicar tiras de quadrinhos para cativar o público juvenil. Mas adultos também foram seduzidos pelo humor e aventura de Tarzan, Asterix e outros heróis do gibi

Consulte a lista das maiores bilheterias de 2005 e de anos recentes: boa parte dos filmes é baseada em histórias em quadrinhos. Pesquise a arte contemporânea: há referência às histórias em quadrinhos em uma movimento importante como a Pop Art. Repare as gírias como ¿não está no Gibi¿ ou ¿esquema Mandrake¿. As histórias em quadrinhos fazem parte da cultura e do cotidiano. E no Brasil, O GLOBO foi um dos pioneiros em divulgá-las.

Em 4 de agosto de 1937, o jornal começou a publicar sua primeira tirinha de quadrinhos, ¿O Comendador¿. Em 18 de novembro do ano seguinte, o espaço delas se ampliou, com o suplemento ¿O Globinho¿, com tiras de aventura e a educativa série ¿As Grandes Vidas¿, que começava pela biografia do presidente americano Abraham Lincoln.

Em 1940, o ¿Globinho¿ foi suspenso, mas o jornal começou a publicar os heróis que por mais tempo ficaram nas páginas do GLOBO: os misteriosos Fantasma e Mandrake, o Mágico, criações de Lee Falk, e Flash Gordon, o jogador de futebol americano que se tornava astronauta e combatia o fanático imperador Ming no Planeta Mongo.

O time de heróis se ampliou com a publicação, a partir de 7 de junho de 1951, do tablóide ¿Aventuras Coloridas¿: ¿Príncipe Valente¿ e ¿Tarzan¿ passaram a dividir espaço com Flash Gordon e personagens de duas tiras que ficaram famosas por seu conteúdo satírico: ¿Brucutu¿ e ¿Ferdinando¿, cujo autor, Al Capp, chegou a ser acusado de comunismo por seu estilo ferino ¿ o que, na outra ponta, lhe fez ser elogiado pelo Nobel da Literatura norte-americano John Steinbeck como o melhor escritor americano em atividade nos anos 50.

Personagens satíricos criados por desenhistas europeus foram as principais novidades de ¿O Globinho Supercolorido¿, lançado em 2 de setembro de 1972. As novidades do suplemento eram o cowboy Lucky Lucke e Asterix.

A sessão de tiras publicadas no Segundo Caderno do GLOBO hoje é uma combinação de clássicos nacionais e estrangeiros desta forma de expressão: traz o filosófico ¿Snoopy¿, os anárquicos ¿Recruta Zero¿ e ¿Hagar¿, ao lado do ¿Menino Maluquinho¿, personagem best-seller de Ziraldo, os cartuns incendiários de Henfil e a ¿Turma da Mônica¿ ¿ a mais duradoura e popular história em quadrinhos criada no Brasil, de autoria de Maurício de Sousa.

Que já confessou, numa crônica, uma dívida com o GLOBO pela sua carreira bem-sucedida: ¿Aprendi a ler numa cartilha diferente¿, contou Maurício em uma crônica de 1992, reproduzida no site da Turma da Mônica (www.monica.com.br). ¿Chamava-se `O Globo Juvenil¿¿.

www.oglobo.com.br/especiais/80anos