Título: PRESOS ACUSADOS DE EXPLORAR MENORES
Autor: Ana Cláudia Costa
Fonte: O Globo, 05/10/2005, Rio, p. 16

Quadrilha aliciava jovens para a prostituição e traficava mulheres

Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) desarticularam na manhã de ontem, durante a Operação América, uma quadrilha que explorava sexualmente menores e enviava mulheres para prostituição no exterior. O paulista Iwan Boruszewsqyj, conhecido como Russo, foi preso em seu apartamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 387. Com ele foram apreendidos fotos de menores nuas, protocolos para tirar passaporte e documentos falsos. Três jovens que estavam no apartamento foram detidas e liberadas. Segundo a polícia, Iwan aliciava jovens, inclusive menores, nas ruas de Copacabana e em salas de bate-papo na internet.

Foram presos ainda Paulo Roberto Freitas, acusado de financiar a quadrilha, e Auta de Souza, de 74 anos. Segundo a polícia, ela administrava os pontos de prostituição de Iwan e estava num outro apartamento no mesmo prédio dele. Paulo é dono de uma casa lotérica e foi preso em Santa Cruz. Uma outra integrante da quadrilha, Jaqueline Nunes Vitório, está foragida no exterior.

Segundo o delegado titular da DPCA, Cláudio Ascoli, a polícia chegou à quadrilha depois que a mãe de uma menor fez uma denúncia. Durante as investigações, foram feitas escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Uma cópia do inquérito será remetida à Polícia Federal, que deve apurar o tráfico internacional de mulheres.

As investigações mostraram que Iwan usava seu apartamento e mais dois outros no mesmo edifício tanto para abrigar as jovens como para os encontros entre elas e os clientes. O chefe de Polícia Civil, delegado Álvaro Lins, disse que ficou estarrecido com as gravações:

- Ele ensinava, passo a passo, como as meninas que ele aliciava pela internet deveriam agir até se transformarem em prostitutas profissionais.

As jovens mais bonitas Iwan mandava para países como Alemanha, Espanha, Grécia, Chile, México e Estados Unidos. Algumas jovens eram abordadas na noite de Copacabana. Outras, em salas de bate-papo na internet.

- A prisão desse explorador de menores serve com alerta aos pais. Iwan tinha um bom papo e conseguia convencer meninas, pela internet, a entrarem para a prostituição - disse o delegado Ascoli.

Legenda da foto: IWAN: ACUSADO de explorar menores