Título: TJ aumenta pena de Belo para 8 anos de prisão
Autor:
Fonte: O Globo, 05/11/2004, Rio, p. 21

Acolhendo um recurso do Ministério Público Estadual, desembargadores da 8 Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiram que o cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo, deve voltar para a prisão. Por unanimidade, eles condenaram o cantor a oito anos de prisão por tráfico e associação para o tráfico de drogas. A decisão também valeu para Antônio Carlos Ferreira Gabriel, o Rumba, ex-presidente da Associação de Moradores da Favela do Jacarezinho.

Polícia já recebeu os mandados de prisão

Os mandados de prisão já foram expedidos e encaminha dos à Polinter. As equipes começaram as buscas para tentar prender Belo e Rumba. Os endereços da casa do pagodeiro e de parentes serão os primeiros que a polícia vai checar.

Os desembargadores seguiram o voto do relator Flávio Magalhães. Eles reformaram a sentença da juíza Rute Lins Viana, da 34 Vara Criminal do Fórum da Capital, que condenara o cantor a seis anos de prisão, com direito de recorrer em liberdade, no dia 30 de dezembro de 2002. Na mesma sentença, a juíza absolveu Rumba. Ela considerou que não havia provas suficientes para condenar o líder comunitário. A apelação do MP foi contra os 14 réus do processo, entre eles o traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco.

Este foi o segundo julgamento do recurso impetrado pelo MP contra a sentença da juíza Rute Viana. O primeiro ocorreu em fevereiro deste ano, mas foi anulado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que concedeu ao cantor o direito a novo julgamento. O chefe do setor de Investigações e Operações da Polinter, inspetor Fernando Rodrigues, disse que já designou as equipes para cumprir os mandados de prisão de Belo e Rumba.