Título: WALDOMIRO É APONTADO COMO UM LOBISTA
Autor: Demétrio Weber e Alan Gripp
Fonte: O Globo, 06/10/2005, O País, p. 9

Advogado afirma que passou a andar com colete à prova de balas

BRASÍLIA. Além do presidente Lula, do senador José Sarney, do presidente da CEF, Jorge Mattoso, e dois diretores da Caixa, o organograma lista o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e cinco ministros da época como autoridades que deveriam ser procuradas pela empresa para tentar garantir a renovação do contrato. São eles: José Dirceu, Antônio Palocci, Furlan, José Graziano e Gilberto Gil.

O documento incluiu entre os negociadores da Gtech junto ao governo o advogado Afrânio Nabuco, que trabalhava como consultor da empresa. Foi ele quem conseguiu marcar uma audiência com Jorge Mattoso, segundo contou Marcelo Rovai. Ontem, Nabuco confirmou ter trabalhado como consultor para a Gtech até 2003.

Giannelli disse à PF que a Gtech, multinacional com sede nos Estados Unidos, mantém em seus quadros um grupo de investigação, do qual participam ex-agentes do FBI (polícia federal dos EUA). O advogado citou um ex-agente chamado Brian, que viria ao Brasil com freqüência para investigar pessoas e empresas para a Gtech. Giannelli disse já ter recebido ameaças que o levaram a andar com colete à prova de balas.

De acordo com Rovai, Waldomiro Diniz, na condição de ex-presidente da Loterj e de assessor de Dirceu, era uma pessoa que ¿conseguiria traduzir o quanto a Gtech poderia fazer pelo país¿. Rovai afirmou que esteve com Gil na doação de um quadro e com Graziano num evento ligado ao Fome Zero.